Programa prevê auxílio de até R$ 30 mil para 100 produtores familiares afetados pelas enchentes e entrega de trator para o município
Cerca de 50 agricultores da região de Sebastopol, em Caxias do Sul, participaram nesta quarta-feira (30) de uma reunião de apresentação da Operação Terra Forte — programa estadual voltado à recuperação socioprodutiva, ambiental e de resiliência climática da agricultura familiar gaúcha. A ação é coordenada pela Emater/RS-Ascar e pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA).
Outros dois encontros estão programados: um no dia 6 de agosto, em Vila Seca, e outro no dia 11, na AEFASERRA, em São Pedro da 3ª Légua. Ambos ocorrem às 13h30min. A SMAPA está auxiliando na divulgação das reuniões, em parceria com os subprefeitos dos distritos.
A Operação Terra Forte tem como foco a recuperação produtiva das unidades de produção familiar, com atenção especial ao solo. As ações envolvem práticas conservacionistas e tecnologias sustentáveis, buscando também melhorar as condições sociais e ambientais das famílias de agricultores e pecuaristas familiares.
Em Caxias do Sul, 100 produtores serão contemplados com um auxílio financeiro de até R$ 30 mil cada, além da entrega de um trator agrícola para uso coletivo. Durante os encontros, os participantes recebem orientações sobre os objetivos e critérios do programa. Uma primeira reunião ocorreu na segunda-feira (28), no Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (STR). Poderão se inscrever produtores com CAF, DAP ativa ou Declaração de Pecuarista Familiar (DPF) assinada. Após o preenchimento de uma ficha online e entrevista com técnicos da Emater, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) irá selecionar os 100 beneficiários e 20 suplentes. A fase seguinte será a elaboração dos planos individuais de recuperação das propriedades rurais.