Setor de Diagnóstico por Imagem e Centro Obstétrico devem passar por modernização
A diretora-geral do Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul, Izar Muller Behs, apresentou na manhã desta terça-feira (29) um balanço dos primeiros meses de sua gestão e anunciou investimentos na infraestrutura e tecnologia na instituição. Izar está à frente do hospital desde janeiro de 2025.
Entre as principais novidades, ela destacou as reformas do Setor de Diagnóstico por Imagem (SEDI) e do Centro Obstétrico, que receberam recursos do Programa Avançar, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, totalizando cerca de R$ 9,5 milhões, com contrapartida do próprio hospital.
“Essas reformas são de suma importância porque revitalizam áreas que hoje são remanescentes do início da estrutura do hospital. Elas atualizam essas áreas conforme as regras das RDCs [Resoluções da Diretoria Colegiada da Anvisa] e, sobretudo, criam um ambiente muito mais acolhedor”, explicou Izar.
A diretora ressaltou a importância do Centro Obstétrico para o atendimento regional: “Esse setor recebe muitas gestantes que chegam [ao HG] e que hoje sentem que o espaço, pelo volume de pessoas que atendemos, se tornou pequeno. As melhorias proporcionarão um ambiente mais adequado e confortável para elas”.
Além das reformas, o HG adquiriu um equipamento de ressonância magnética de última geração, importado dos Estados Unidos, com investimento de R$ 6 milhões. O aparelho foi adquirido com apoio de uma emenda parlamentar do deputado federal Mauricio Marcon e deve entrar em funcionamento em setembro.
“Essa aquisição representa um marco na estrutura diagnóstica do hospital, trazendo mais precisão, agilidade e conforto aos pacientes”, destacou a diretora.
No balanço apresentado, Izar também compartilhou os números dos primeiros meses de 2025, ressaltando a dimensão do trabalho do hospital:
– Mais de 210 mil atendimentos ambulatoriais
– 6,7 mil internações
– 4,7 mil cirurgias
– 811 partos
SOBRE O HOSPITAL GERAL
Fundado em 1998 pela Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), o Hospital Geral conta com 328 leitos e é referência para Caxias do Sul e outros 48 municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. A instituição mantém modelo de gestão privada com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).