Filha de Gilberto Gil, cantora e apresentadora enfrentava a doença desde janeiro de 2023
A cantora, atriz e apresentadora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, nos Estados Unidos, onde fazia tratamento contra o câncer. Ela lutava contra quatro tumores diagnosticados em 2024, localizados em dois linfonodos, no peritônio — onde houve metástase — e no ureter, tubo que liga os rins à bexiga.
Preta havia recebido o primeiro diagnóstico de câncer em janeiro de 2023, no intestino. Após tratamento com quimioterapia e uma cirurgia realizada em agosto daquele ano, ela chegou a comemorar o encerramento da etapa em dezembro, quando a doença entrou em remissão.
Entretanto, em agosto do ano passado, novos exames detectaram o retorno do câncer. Desta vez, a doença foi identificada em estruturas do sistema linfático, no trato urinário e na membrana que recobre os órgãos abdominais, exigindo o reinício do tratamento. Ainda em novembro, uma cirurgia de urgência foi realizada para substituição de um cateter, após a cantora sofrer com dores provocadas por cálculos renais.
Como o novo tratamento não surtiu o efeito esperado, a equipe médica recomendou uma cirurgia complexa para retirada dos tumores, que durou 21 horas. Preta Gil permaneceu internada desde então. Buscando alternativas para a etapa pós-cirúrgica, ela viajou aos Estados Unidos para consultar uma especialista e passou a usar uma bolsa de colostomia definitiva.
Trajetória
Preta Gil nasceu em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro. Filha do cantor Gilberto Gil com Sandra Gadelha, também era sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa. Ainda que tenha crescido cercada pela música brasileira, só lançou seu primeiro álbum, Prêt-à-Porter, aos 29 anos, em 2003. Depois, vieram Preta (2005), Sou como Sou (2012) e Todas as Cores (2017), além de dois discos ao vivo: Noite Preta Ao Vivo (2010) e Bloco da Preta (2014).
Além da carreira musical, atuou na televisão, no cinema e como apresentadora. Em agosto de 2024, lançou a autobiografia Preta Gil – Os Primeiros 50, onde relatou sua trajetória pessoal e artística. Na vida pessoal, era mãe de Francisco Gil, fruto do relacionamento com o ator Otávio Müller. Era avó de Sol de Maria, nascida em 2015. Preta também foi casada com o personal trainer Rodrigo Godoy entre 2015 e 2023.