Contrato com empresa de Manaus foi rescindido por descumprimento de cronograma
A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) foi definida como responsável pela conclusão da obra de acesso ao bairro Planalto, após a Prefeitura rescindir o contrato com a empresa AF Construtora, de Manaus. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (18).
A rescisão ocorreu por descumprimento do cronograma físico-financeiro da obra, que previa a entrega em julho deste ano. A AF executou apenas parte da pavimentação na avenida Marcopolo, levantamentos topográficos e o início da escavação para a ampliação da alça de acesso na BR-116.
Segundo o engenheiro Reinaldo Toscan Neto, da Secretaria de Planejamento, ainda faltam diversas etapas, incluindo drenagem, travessias na BR-116, pavimentação da alça de acesso, fresagem da rodovia, execução de calçadas, sinalização e conclusão da obra viária.
A obra do trevo é uma demanda histórica da comunidade do bairro Planalto, aguardada há mais de 40 anos. Os trabalhos começaram em novembro de 2023 e deveriam ter sido concluídas em julho do ano passado, com investimento de R$ 4,5 milhões financiados pela Corporação Andina de Fomento (CAF). Antes da AF, outra empresa também havia desistido da obra.
Enquanto a nova contratação não era efetivada, a Secretaria de Obras executou serviços paliativos como melhorias na drenagem da avenida Marcopolo, além da construção de calçadas e canteiros. A própria Codeca aplicou a primeira camada de asfalto para melhorar o tráfego de veículos. O novo contrato deve ser assinado em agosto.