Evento debateu prevenção de acidentes, saúde e bem-estar nas empresas do setor metalúrgico
Cerca de 200 pessoas participaram do 1º Encontro de Cipeiros, realizado na tarde da última sexta-feira (11), no auditório do Bloco H da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O evento reuniu trabalhadores, empresários e representantes de órgãos públicos para debater a segurança, a saúde e a cooperação no ambiente de trabalho no setor metalúrgico.
A iniciativa foi promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região e pelo Simecs (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico), com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da UCS.
Entre os objetivos do encontro estiveram a troca de experiências e o fortalecimento das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) nas empresas. Participaram do evento os presidentes do Sindicato dos Metalúrgicos, Paulo Andrade; do Simecs, Ubiratã Rezler; o gerente regional do MTE, Vânius Corte; e o chefe de gabinete da UCS, Givanildo Garlet.
Durante a abertura, o presidente Paulo Andrade destacou a importância do papel dos cipeiros na prevenção de acidentes. “Nós metalúrgicos prezamos muito pela segurança. Não tem bem maior na empresa do que a segurança. O trabalhador chegar bem em casa e encontrar a família. Isso não tem valor. O cipeiro tem mais autoridade que o dirigente sindical, porque é muito grande a responsabilidade da Cipa. Se ele apontar um indício de acidente, ele pode interditar a máquina”, afirmou Andrade.
A programação incluiu palestra com a fisioterapeuta do trabalho Carine Benedet, que falou sobre saúde física e mental dos trabalhadores, além de um painel com representantes das CIPAs das empresas Marcopolo, Suspensys, Dambroz e Sanmartin, mediado pela diretora do Simecs, Daiane Catuzzo.
O encontro foi encerrado com uma mesa-redonda sobre o futuro da prevenção e do bem-estar no trabalho, com mediação do advogado e vereador Claudio Libardi e participação de representantes do MTE, Marcopolo e Randoncorp.
A parte cultural ficou por conta da humorista Ivangélica, que divertiu o público com histórias relacionadas ao cotidiano dos metalúrgicos.