Proposta foi aprovada por unanimidade e segue para sanção do prefeito
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (3), a criação de cinco cargos em comissão para a equipe da TV Câmara, que se prepara para iniciar transmissões em sinal aberto. A medida integra os projetos de lei de autoria da Mesa Diretora do Legislativo.
Serão criados quatro cargos de assessor político (CC-06) e um de assessor técnico (CC-08). Os textos seguem agora para sanção do prefeito Adiló Didomenico. A ampliação da equipe ocorre no contexto da implantação do sinal digital aberto, que vai substituir a atual transmissão restrita à TV a cabo.
Durante a votação, Caregnato destacou que a estrutura da TV Câmara é enxuta e que o reforço de pessoal é necessário. Ele também criticou a ausência de previsão para contratação de jornalistas efetivos no planejamento da gestão anterior, o que justificou a criação de cargos em comissão.
A vereadora Marisol Santos (PSDB), que presidiu a Casa em 2023, lembrou da adesão ao Programa Brasil Digital e ressaltou que, em 2025, o governo federal assumiu o custeio da instalação da transmissão. Ela ponderou, porém, que os cargos só devem ser preenchidos quando o sinal estiver efetivamente no ar.
O presidente da Câmara, Lucas Caregnato (PT), e o vice-presidente, Wagner Petrini (PSB), assinam nesta sexta-feira (4), em Brasília, um termo de cooperação com a Câmara dos Deputados, responsável pela Rede Legislativa de Rádio e TV, que vai viabilizar a transmissão pública em Caxias do Sul.
A TV Câmara Caxias foi criada em 2001 e realizou sua primeira transmissão ao vivo em 14 de novembro daquele ano, durante a presidência do então vereador Francisco Spiandorello.