Na viagem a Brasília, o prefeito Adiló Didomenico também tratou do novo aeroporto em Vila Oliva e de recursos para a área da saúde
Em agenda em Brasília nesta terça-feira (1º), o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) assinou um protocolo de intenções com a Infraero para viabilizar estudos de modernização no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. O documento prevê avaliações técnicas, econômicas e operacionais sobre a estrutura do terminal, incluindo a possibilidade de capacitação de pessoal e melhorias na gestão.
O acerto foi concluído na sede da estatal após reunião com o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, e o diretor de Finanças, Guilherme Sanches Ribeiro. A entrega do documento havia ocorrido ainda na noite anterior.
Durante a manhã, Adiló esteve no Ministério de Portos e Aeroportos, ao lado da deputada federal Denise Pessôa (PT), para tratar do projeto do novo aeroporto em Vila Oliva. O encontro contou com a presença do secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, e do prefeito de Gramado, Nestor Tissot.
No período da tarde, o prefeito visitou o Ministério da Saúde, onde pediu apoio para diferentes demandas da rede pública de Caxias, como a contratação de 11 médicos, renovação de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), custeio para serviços de neurologia, compra de equipamentos para hemodiálise e habilitação de oito leitos de UTI neonatal no Hospital Virvi Ramos.
A comitiva também passou pela Câmara dos Deputados e conversou com parlamentares gaúchos em busca de emendas. Além da deputada Denise, acompanharam a agenda os secretários Marcus Caberlon (Planejamento), Geraldo Freitas Júnior (Saúde), Elisandro Fiuza (Mobilidade) e o representante do gabinete do município em Brasília, Mauro Pereira.