Município foi selecionado pela ONU Turismo. Resultado será anunciado durante reunião da Assembleia Geral da ONU Turismo, em novembro
Antônio Prado, na Serra Gaúcha, está entre os oito destinos brasileiros escolhidos para representar o país no prêmio global das “Melhores Vilas Turísticas” pela ONU Turismo, que destaca destinos que combinam cultura, tradição, sustentabilidade e hospitalidade. São mais de 50 países participantes.
Com sua arquitetura histórica preservada, herança italiana e paisagens deslumbrantes, Antônio Prado se consolida como um dos tesouros turísticos do Rio Grande do Sul. Fundada em 1886 como a última colônia oficial da imigração italiana em nosso estado, o Centro Histórico abriga o mais autêntico conjunto arquitetônico dessa imigração no Brasil. São 48 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), compondo um rico patrimônio imaterial.
Além do charme das construções, o município oferece experiências como a Festa Nacional da Massa (Fenamassa), a Noite Italiana, filós típicos, cenários reconhecidos na Linha 21 de Abril, as belezas do interior e a valorização de saberes tradicionais, como o artesanato, fortalecendo a transmissão de conhecimentos Inter geracionais.
A secretária do Turismo, Patrícia Schenkel, destacou que esse reconhecimento é fruto do trabalho conjunto da comunidade, que valoriza suas raízes e recebe os turistas de braços abertos. “Antônio Prado é um destino autêntico, onde cada rua, a gastronomia e a tradição contam uma história. Estamos prontos para mostrar ao mundo o que temos de melhor”.
O edital do Ministério de Turismo para que os municípios enviassem as candidaturas foi aberto em março e contou com uma série de exigências: ações de sustentabilidade econômica, social e ambiental. Após ocorreu uma seleção dos locais que iriam representar o País na premiação, instituída em 2021, com intuito de valorizar as vilas turísticas autênticas.
O resultado será anunciado durante a reunião da Assembleia Geral da ONU Turismo, que ocorrerá de 7 a 11 de novembro, na Arábia Saudita.
Confira a matéria oficial do Ministério do Turismo clicando aqui.