De acordo com a organização, foram comercializados mais de 33 mil grostolis e cerca de 1,3 mil pães
A 21ª edição do Encontro das Tradições Italianas (Entrai) atraiu aproximadamente 35 mil visitantes nos dois finais de semana de realização, entre os dias 9 e 18 de maio, no distrito de Nova Milano, em Farroupilha.
O evento, que celebrou os 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, foi consolidado mais uma vez como referência no resgate e valorização da cultura ítalo-brasileira.
Com ampla programação cultural e forte presença da gastronomia típica, o Entrai encantou o público com a receptividade das famílias italianas e a diversidade de atrações. Os visitantes puderam vivenciar de perto os costumes e tradições herdados dos imigrantes, além de degustar pratos típicos preparados com ingredientes que simbolizam a herança culinária da região.
Ao fim do evento, a comissão organizadora confirmou as datas do 22º Entrai, que ocorre de 8 a 10 e de 15 a 17 de maio de 2026.
Gastronomia é destaque
A culinária foi um dos pontos altos do evento. O Clube de Mães “Às Milanesas” comercializou mais de 33 mil unidades de grostolis, 1,3 mil pães, e utilizou cerca de 170 kg de linguiça, 2,2 mil ovos e mais de 200 kg de farinha de milho na preparação dos pratos típicos.
A Associação dos Moradores de Nova Milano também registrou bons números, com a venda de mais de 800 potes de polenta mole com molho e 2,3 mil unidades de quentão. As agroindústrias familiares superaram as expectativas, vendendo mais de 3 mil unidades de produtos como massas, queijos, salames e geleias.
O espaço da gastronomia comercializou mais de 2 mil lanches, enquanto as cervejarias locais somaram cerca de 1,8 mil litros vendidos.
Feiras e atrações culturais movimentaram Nova Milano
A feira de artesanato também teve excelente repercussão, com mais de mil peças vendidas. Já a feira multissetorial atraiu o público com uma grande variedade de produtos e serviços.
Os tradicionais Jogos Coloniais — como corrida de carriola, chute na mastela, arremesso de ovo, corrida do copo de vinho, tocar bigoli e debulhar milho — garantiram diversão e interação com premiações ao final de cada sábado. Outro destaque foi a exposição de carros antigos promovida pelo Classic Car Club de Farroupilha, realizada no primeiro domingo do evento. Durante os seis dias de festa, o palco do Entrai recebeu dezenas de atrações culturais, incluindo corais, grupos de dança, apresentações folclóricas e musicais.
Entre os destaques estiveram shows com bandas consagradas como Os Atuais e Os Fagundes, além de artistas regionais que celebraram a identidade cultural da Serra Gaúcha.