Ela tinha 89 anos
Faleceu na manhã deste sábado (17), aos 89 anos, em Caxias do Sul, Therezinha Victoria Pellini Andreazza, fundadora do Grupo Andreazza e matriarca de uma das famílias mais tradicionais do varejo gaúcho. Ela estava internada no Hospital Pompéia.
Nascida na comunidade Nossa Senhora do Pedancino, no interior de Caxias do Sul, Therezinha construiu uma história marcada pela força e pela simplicidade. Ainda jovem, conheceu Orlando Andreazza (falecido em 2020), com quem se casou e teve sete filhos. Juntos, iniciaram uma pequena venda no porão da residência da família, onde ela mesma produzia e comercializava pães, queijos, chimias, leite, vinho e hortaliças plantadas no próprio pátio.
O pequeno negócio, fundado na rua Ludovico Cavinato — onde hoje funciona o Andreazza Pioneiro —, foi o ponto de partida para a construção de um império varejista. Com o crescimento da empresa, Orlando e os filhos passaram a atuar diretamente na operação do supermercado, que posteriormente foi transferida para os filhos Jaime, Vítor, Mauro e Marcos.
Além dos filhos, ela deixa 12 netos e cinco bisnetos.
O velório de Therezinha segue até às 16h30min deste sábado, na Capela E do Memorial São José. O sepultamento ocorre a partir das 17h, no cemitério da comunidade Nossa Senhora da Saúde.