Livro conta sobre a vida do empresário que fundou a Fras-le, a Agrale e a Lavrale, sob a ótica de sua filha
Véra Stedile Zattera, especialista em indumentária e Aldo Locatelli, tem conquistado ao longo de sua vida profissional, sempre produtiva, várias marcas importantes: 50 anos de professorado na Universidade de Caxias do Sul; patrocinadora e doadora do seu acervo pessoal denominado Documenta Costumes, (com peças raras, manequins vestidos com trajes da época, da imigração italiana, gauchescos e de Festa da Uva); assessora cultural da reitoria universitária. Artista têxtil e divulgadora da cultura regional em seminários e congressos ao redor do mundo, criou figurinos de eventos regionais e de óperas, deu amparo a publicações de terceiros e a apresentações musicais e operísticas. Produtora de mais de 200 exposições individuais, coletivas e didáticas, Véra é autora de mais de 30 livros, tornando-se referência bibliográfica para autores de diversos temas.
Sua mais recente edição, “Francisco Stedile – modus vivendi”, no entanto, lhe dá outro título: o de filha. “Descrevi o caminhar de meu pai a partir das memórias que tive com ele e seus relatos, e é sob esse ponto de vista que procuro desvendar facetas de sua personalidade e vivências que ainda são desconhecidas para a maioria”, explica ela.
Além de ser sempre apresentado como um empresário de sucesso, que o foi, pois de fato fundou empresas de renome internacional, e de ter sido eleito uma das 100 Personalidades Destaque do Século XX (em 1999), Francisco Stedile, nesse momento, está sendo descrito por meio de lembranças pessoais e de afeto filial, como um pai apaixonado por sua família. “Tenho registros com ele desde os três anos de idade e essas imagens, que foram se multiplicando ao longo do tempo em que convivemos, fortaleceram a nossa identificação, a admiração mútua e o nosso vínculo particular”, conta Véra.
O lançamento da obra, no dia 17 de maio, data relativa ao aniversário de ambos, pai e filha, será feito para a sua grande família e os colaboradores da empresa em um ambiente privado. Na ocasião, estarão sendo comemorados os 103 anos de nascimento de Francisco, que veio a falecer em 2005, aos 83 anos de idade. Com esse documento impresso, ficarão eternizadas quase que todas as suas atividades, desde sua juventude, formalizando, dessa forma, a homenagem que quer lhe fazer quem ainda o ama e sente sua falta.
Nota: quem se interessar pela obra, pode entrar em contato com a Agrale, Unidade 1.
Endereço: Rodovia BR-116, Km 145, 15104 – São Ciro, Caxias do Sul/RS
Telefone: (54) 3238-8000