A iniciativa visa proteger as produções agrícolas contra os efeitos das intempéries climáticas
Na tarde da última terça-feira (29), o prefeito de Ipê, José Mário Grazziotin e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Fabiano Lovatel receberam o prefeito de Nova Pádua, Itamar Bernardi, e do vice-prefeito de Flores da Cunha, Marcio Rech.
A pauta principal do encontro foi a articulação conjunta em torno da adesão ao Projeto Antigranizo, que vem sendo estruturado por municípios da Serra Gaúcha. A iniciativa visa proteger as produções agrícolas contra os efeitos das intempéries climáticas, especialmente o granizo, já mobiliza cerca de 20 municípios da região. Os gestores reforçaram a importância da união regional para viabilizar a estruturação técnica e financeira do sistema.
Durante a conversa, foi destacada a necessidade de formalização da participação dos municípios interessados até o dia 10 de maio, por meio de ofício, conforme deliberado em reunião realizada no dia 28 em Caxias do Sul. Após essa etapa, será formado um grupo de trabalho com representantes das cidades envolvidas, da Comissão Interestadual da Uva e do Consevitis-RS, para a elaboração do projeto técnico detalhado.
A estimativa é que o sistema tenha um custo de implantação em torno de R$ 5 milhões, com manutenção anual de R$ 9 milhões, a serem rateados entre os municípios de acordo com a área de cobertura.
Os prefeitos e representantes reforçaram o compromisso com o fortalecimento da agricultura regional e a proteção das lavouras, principalmente da uva, uma das culturas mais impactadas pelo granizo. A expectativa é de que, com o projeto consolidado, seja possível buscar apoio do governo estadual ainda no mês de maio.