Formação promovida pela Prefeitura pretende qualificar profissionais da cultura, criatividade e turismo com aulas presenciais e online
Teve início na noite de quinta-feira (10) em Antônio Prado, o curso gratuito de Economia Criativa e Políticas Culturais, com o professor Pedro Vasconcellos, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto em parceria com a Ânima Comunicação e Cultura.
A formação teve seu primeiro encontro presencial e segue de forma híbrida, com aulas online e presenciais, voltadas à qualificação de agentes culturais, criativos e turísticos da região.
Pedro Vasconcellos falou sobre como a cultura e o turismo se relacionam com a economia criativa e sobre as políticas culturais do Ministério da Cultura. Na primeira aula, ele destacou: “Com o aumento dos investimentos do Governo Federal como a Política Nacional Aldir Blanc os novos marcos legais e os editais da Lei Rouanet, o curso vai preparar e atualizar os trabalhadores da cultura para que saibam acessar e usar esses recursos nos seus territórios. O foco é fortalecer as práticas culturais locais e movimentar uma economia mais inclusiva, dinâmica e sustentável”.
Com carga horária total de 30 horas/aula, o curso é dividido em oito encontros e conta com a participação de nomes de destaque da cultura do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Entre os convidados estão Pedro Vasconcellos, Cláudia Leitão, Cristine Tedesco, Santiago Neto, Daniela Copatti e Pâmela Martins. A proposta é iniciar um programa permanente de formação para fortalecer a atuação profissional de artistas, produtores, empreendedores e gestores culturais. Na próxima semana, estão previstas duas aulas virtuais.
Na terça-feira, 15 de abril, às 18h30, a professora Daniela Copatti abordará o tema “Economia Criativa: aliando a cultura com o turismo e potencializando a economia local através dos eventos culturais”. E na quinta-feira, 17 de abril, também às 18h30, o professor Santiago Neto ministra a aula “Como elaborar projetos culturais, portfólio, justificativa, orçamento, cronograma e prestação de contas”. As inscrições seguem abertas até o dia 17 de abril, por meio de formulário eletrônico. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados na área cultural e criativa.