Requerimento contou com 22 assinaturas de parlamentares de diferentes siglas, entre elas PL e PT
Foi oficialmente instalada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul a Frente Parlamentar Contra os Pedágios no Programa de Concessões Rodoviárias do Estado. A solenidade ocorreu no último dia 1º, no Salão Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, e reuniu lideranças políticas e representativas de diversas regiões gaúchas. A frente será presidida pelo deputado estadual Paparico Bacchi (PL).
A iniciativa surge como resposta à proposta do governo estadual de implantar novos pedágios por meio do programa de concessões rodoviárias. Segundo parlamentares contrários à medida, a cobrança compromete a competitividade da economia local e impacta diretamente o custo de vida da população. “O povo gaúcho não aguenta mais arcar com altas taxas. Nossas mercadorias perderão ainda mais competitividade e os preços subirão nas prateleiras dos mercados”, pontuou Paparico durante o ato de instalação da frente.
A criação da frente contou com o apoio de 22 parlamentares de diferentes siglas, especialmente da oposição ao governo Eduardo Leite (PSDB), como os partidos PL e PT. Assinaram o requerimento os deputados Cláudio Tatsch, Kelly Moraes, Luciana Genro, Adriana Lara, Felipe Camozzatto, Capitão Martim, Gustavo Victorino, Sofia Cavedon, Halley Lino, Airton Lima, Claudio Branchieri, Delegado Zucco, Rodrigo Lorenzoni, Laura Sito, Miguel Rossetto, Zé Nunes, Valdeci Oliveira, Bruna Rodrigues, Adão Pretto Filho, Jeferson Fernandes, Leonel Radde e Stela Farias.
Segundo Paparico, houve dificuldades para reunir as assinaturas necessárias à instalação da frente, diante da pressão do Executivo sobre parlamentares da base aliada. “Foi a frente mais difícil que já vi ser implantada nesta Casa”, afirmou o deputado, destacando o compromisso dos colegas que decidiram se posicionar contra os pedágios e ao lado da população.