Evento debate resiliência climática e destaca redução de emissões, energia limpa e inovação tecnológica
Teve início na manhã desta terça-feira (8), em Bento Gonçalves, a 7ª edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB). O evento, que ocorre no Dall’Onder Grande Hotel, segue até quinta (10), reúne especialistas, produtores, pesquisadores e representantes de empresas e instituições públicas e privadas para debater temas como redução de emissões de gases de efeito estufa, geração de energia limpa, inovação tecnológica e sustentabilidade.
O Fórum promove discussões sobre o potencial do biogás e do biometano na descarbonização da indústria e no aproveitamento de resíduos orgânicos. Com foco na transição energética e no desenvolvimento regional sustentável. A programação inclui a premiação Melhores do Biogás Brasil, que reconhece iniciativas de destaque no setor, e o Momento Startups do Biogás, espaço para apresentação de projetos inovadores.
A abertura contou com a manifestação do prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, que destacou a importância de receber o evento na Serra gaúcha. Segundo ele, o Fórum reúne pessoas do mundo inteiro, se tornando uma oportunidade de divulgar a cidade para outros países, estimulando o comércio e o turismo local. Também estava presente, representando o Governo do Rio Grande do Sul, a secretária do meio ambiente e infraestrutura, Marjorie Kauffmann, que reforçou o compromisso do Estado com a pauta da sustentabilidade.
Por fim, os representantes de empresas Embrapa Suínos e Aves e SBERA, Fabiane Goldschmidt Antes e do CIBiogás, Felipe Souza Marques reforçaram que o biogás e o biometano são o futuro do planeta em termos de energia limpa e renovável. Eles convidaram a todos a conhecer as novas tecnologias presentes no mercado.
No dia 10 de abril, os participantes terão a oportunidade de participar de visitas técnicas a plantas de produção de biogás e biometano, em roteiros que abrangem exemplos na indústria, agropecuária, agroindústria e gestão de resíduos sólidos urbanos.
O evento conta com expositores de nove países, que apresentam equipamentos e soluções no Espaço de Negócios, com mais de 50 marcas representadas.
“Temos a oportunidade de mostrar que o biogás é uma grande possibilidade para a produção de energia limpa no Brasil. Além disso, as plantas contribuem com a destinação adequada de resíduos e a redução do impacto ambiental”, destaca a coordenadora do Fórum, Suelen Paesi, pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Ela também ressalta que os temas abordados no FSBBB dialogam diretamente com os focos da COP30, que acontecerá em novembro, no Brasil.
Programação
O evento terá dez painéis nos dias 8 e 9 de abril (terça e quarta-feira). A cerimônia de abertura acontece às 9h do dia 8, seguida do painel “Biogás e Resiliência Climática”, às 9h30min.
O que é Biogás?
O biogás é produzido a partir da decomposição da matéria orgânica por bactérias, gerando metano, um gás que pode ser convertido em energia elétrica, térmica ou veicular.