Ícone da comunicação e da preservação histórica caxiense
Faleceu nesta segunda-feira (7), em Caxias do Sul, Guiomar Chies, aos 83 anos de idade. Reconhecido por sua contribuição à comunicação, à vida pública e à preservação da memória local, Guiomar deixa um legado marcante na história da cidade. O velório ocorre nesta terça (8), no Memorial São José, e o sepultamento está marcado para as 16h30min no Cemitério do Bairro Santa Catarina.
Natural de Montenegro, era formado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atuou inicialmente como bancário, mas foi no jornalismo que consolidou sua trajetória, a partir de 1965, com passagens por jornais e rádios de Caxias do Sul e região.
Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo de décadas, recebeu o prêmio “Contribuição à Comunicação” da ARI Serra Gaúcha em 2019 e, no ano seguinte, o título de Cidadão Caxiense, concedido pela Câmara Municipal.
Guiomar trabalhou por 28 anos na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, onde exerceu funções como diretor-geral e assessor de imprensa. Foi suplente de vereador pela extinta Arena na legislatura de 1973 a 1976, além de ter presidido a Associação Artística, Cultural e Recreativa Stella Alpina. Também era autor de livros voltados à história institucional da cidade, como “Os Poderes fazem História” e “105 anos de voluntariado: a história do Pio Sodalício Damas de Caridade do Hospital Pompéia”.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, decretou luto oficial de três dias no município, pelo falecimento de Chies.