Vacinação começa com foco nos grupos prioritários
Teve início na manhã desta segunda-feira (7) a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) em Caxias do Sul, em alinhamento com o calendário nacional de imunização. O ato simbólico de abertura ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Oásis e contou com a presença do prefeito Adiló Didomenico, 73 anos, e do secretário da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior, 63. Ambos pertencem ao grupo prioritário e foram vacinados.
A campanha começa com a aplicação de doses em 20 UBSs do município, contemplando inicialmente quatro grupos prioritários: crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias; idosos com 60 anos ou mais; gestantes; e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A cidade recebeu, até o momento, 13 mil doses, e a ampliação da vacinação dependerá da chegada de novos lotes.
O público-alvo total é estimado em 193,1 mil pessoas. À medida que mais vacinas forem recebidas, novos grupos definidos pelo Ministério da Saúde serão incluídos, como os trabalhadores dos Correios, incorporados à campanha neste ano.
Durante o primeiro dia de vacinação, também receberam a dose o idoso Juvelino Guedes de Lima, 92 anos; a gestante Talia da Motta de Faveri, de 26 anos; e a criança Betina Jacobi Polly, de quatro anos. As aplicações foram realizadas pela técnica em enfermagem Eliana da Silva Guedes.
Dias D de Vacinação
O Município já definiu duas datas para os Dias D de Vacinação contra a gripe: 26 de abril e 10 de maio, ambos aos sábados. Nessas datas, haverá ponto de vacinação na Praça Dante Alighieri — podendo ser suspenso em caso de mau tempo — e, no dia 26, também em algumas UBSs, a serem divulgadas em breve.
Campanha de vacinação contra a gripe (a partir de 07/04)
Inicialmente para os seguintes públicos prioritários
– Crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias
– Pessoas com 60 anos ou mais
– Gestantes
– Puérperas (mulheres até 45 dias após parto)
De segunda a sexta nas seguintes UBSs
– Belo Horizonte, Campos da Serra, Centro de Saúde, Fátima Alto, Fazenda Souza, Madureira, Parque Oásis, Planalto, Rio Branco, Santa Lúcia Cohab, São Caetano, São José, São Leopoldo e Vila Lobos: 8h às 16h
– Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Reolon, Vila Ipê: 8h às 19h
Demais públicos prioritários atendidos posteriormente
– Indígenas
– Pessoas em situação de rua
– Trabalhadores da saúde
– Professores dos ensinos básico e superior
– Profissionais das forças de segurança e salvamento
– Profissionais das Forças Armadas
-Pessoas com deficiência permanente
– Caminhoneiros
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
– Trabalhadores portuários
– Trabalhadores dos Correios
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
– População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas
Dias D de Vacinação: 26 de abril e 10 de maio
Nos dois dias haverá um ponto na Praça Dante Alighieri (em caso de mau tempo a ação pode ser suspensa) e no dia 26 de abril haverá também em algumas UBSs que serão divulgadas posteriormente.