O primeiro micro documentário estará disponível no Youtube a partir desta sexta-feira (4)
O conhecimento tradicional sobre plantas medicinais e a sabedoria feminina que o perpetua são o foco do projeto audiovisual Mulheres que Curam com Plantas. Composto por quatro micro documentários, o projeto busca dar visibilidade ao patrimônio imaterial ligado ao uso das plantas para a saúde e ressaltar o protagonismo das mulheres nesse saber ancestral.
Produzido em 2025, Mulheres que Curam com Plantas é uma iniciativa coletiva que envolve diferentes profissionais e produtoras culturais comprometidas com a valorização da cultura popular e do conhecimento tradicional. Os micro documentários apresentam relatos, práticas e a importância da transmissão desse saber, mostrando como ele se mantém vivo através das gerações.
A realização é da ÁREA 28 HUB CRIATIVO, formada por Miya Produções, Toca, Cau Guebo, KF Produções e Signo Produtora Cultural. Entre os profissionais envolvidos no projeto estão Ceres Postali Marcon (gestão e captação de imagens), Raquel Batista dos Santos Beltrame (curadoria e pré-produção), Evelyn Ema Postali (identidade visual e pós-produção), Cau Guebo (edição) e Karina Faria (publicação e divulgação em mídias).
O projeto conta com financiamento do Fundo Municipal de Cultura (PRACULTURA) com apoio da Prefeitura de Antônio Prado, Conselho de Política Cultural e Departamento de Cultura.
A iniciativa reafirma a importância de preservar e compartilhar conhecimentos que fazem parte da identidade cultural e da história de Antônio Prado, destacando o papel fundamental das mulheres como guardiãs desse saber.
O lançamento do projeto ocorre nesta sexta-feira (4) no canal da Área 28 Hub Criativo, no Youtube. Outras publicações podem ser acessadas nos perfis públicos da Área 28, no Instagram e Facebook.