CIC e CDL Caxias divulgaram resultado de janeiro em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (13)
Os números do desempenho da atividade econômica de Caxias do Sul foram divulgados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) nesta quinta-feira (13). A coletiva apresentou o desempenho da economia caxiense em janeiro de 2025.
Neste ano registrou uma leve retração de -1% em relação a dezembro, com destaque para a queda no setor de serviços (-9%) e no comércio (-2,8%). Por outro lado, a indústria cresceu 4%, impulsionada pelo aumento de 33,9% nas compras industriais.
Na comparação com janeiro de 2024, eliminando efeitos sazonais, o resultado geral foi positivo, com crescimento de 2,7%. O setor de serviços foi o grande destaque, com avanço de 8,2%, enquanto a indústria registrou alta de 1%. Já o comércio apresentou uma queda de -1,8%.
Geração de empregos segue positiva
O saldo de empregos formais em Caxias do Sul foi positivo em janeiro, com 1.461 novas vagas criadas. O setor que mais contratou foi a agropecuária, com 834 novos postos de trabalho, seguido pela indústria (524), serviços (85) e construção civil (30). O comércio foi o único setor com saldo negativo (-12 vagas).
Balança comercial tem forte queda
As exportações caíram quase pela metade em relação a dezembro, enquanto as importações aumentaram, resultando em um saldo da balança comercial 125,3% menor que no mês anterior. No acumulado de 12 meses, as exportações atingiram a cifra de US$ 700 milhões, o que resultou em um saldo de balança comercial de US$ 160 milhões.
Entre os principais produtos comercializados, máquinas e aparelhos representaram 46% das importações, enquanto materiais de transporte corresponderam a 31% das exportações. Os principais destinos das exportações foram EUA, Argentina e Chile, enquanto as importações tiveram como principais origens China, Itália, Alemanha e EUA. Chama atenção a retomada da participação argentina nesta composição.