A Cantina Bertotti, de Forqueta, simplificou sua regularização por meio de legislação federal conhecida como Lei do Vinho Colonial
A família Bertotti, conhecida pelos produtos comercializados na Feira do Agricultor, inaugurou na terça-feira (1º) sua cantina colonial, na região da Estrada da Uva, no distrito caxiense de Forqueta. A Cantina Bertotti passa a ser a primeira cantina colonial do Município, uma vez que se enquadrou na Lei do Vinho Colonial, legislação federal que permite ao produtor rural regularizar sua produção de forma mais simplificada. O processo contou com apoio e acompanhamento por parte de técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Emater, Ministério da Agricultura e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).
Diversas autoridades e representantes de entidades estiveram no local parabenizando os empreendedores, entre eles o titular da SMAPA, Valmir Susin; o diretor administrativo da Emater, Alexandre Durans; e o representante da SDR, Maurício Neuhaus. Durans e Neuhaus entregaram à família, respectivamente, o Certificado de Agroindústria Familiar e a placa de identificação do estabelecimento.
A Cantina Bertotti vai produzir vinho tinto e rosado de uva Bordô e vinho branco com um corte (mais de uma variedade) de Lorena e Moscato Embrapa, tudo elaborado na propriedade. A família também comercializa na Feira do Agricultor, às terças-feiras, das 15h às 18h, na Praça das Feiras do bairro São Pelegrino.
A Vinícola participa do Programa de Apoio a Agroindústrias Familiares da SMAPA, que auxilia no encaminhamento do registro, elaboração de projeto e rótulos, e na participação em feiras municipais e estaduais, sem custo ao agricultor familiar.
A vinícola colonial não precisa da criação formal de uma empresa e de sua inscrição no CNPJ. Este tipo de registro também permite ao agricultor familiar algumas outras vantajens, como participar de feiras gratuitamente, utilizar os selos Sabor Gaúcho e Sabor Caxias do Sul, e participar em condições especiais de programas de subsídio e financiamentos.