Itamar foi o primeiro candidato a prefeito entrevistado pela Rádio Solaris FM 99.1
Prefeito por dois mandatos em Nova Pádua, Itamar Bernardi, o Kiko (MDB), tenta conquistar o cargo pela terceira vez nesta eleição municipal de 2024. Kiko foi o primeiro candidato a prefeito de Nova Pádua entrevistado no estúdio da Rádio Solaris FM 99.1. O segundo candidato, Danrlei Pilatti (Progressistas), será entrevistado na terça-feira (24), a partir das 12h30min.
Na entrevista desta segunda-feira (23), Kiko tratou de temas como sua quinta eleição disputada como candidato a prefeito em Nova Pádua, além de defender projetos de sua gestão (2009-2016) e fazer observações sobre agricultura, desenvolvimento econômico, meio ambiente, segurança pública, saúde e educação. O candidato também falou sobre a municipalização do ensino fundamental e de outras obras que pretende fazer se eleito.
ASSISTA A ENTREVISTA DO CANDIDATO ITAMAR BERNARDI, O KIKO (MDB)
A Rádio Solaris está organizando um debate entre os dois candidatos na quinta-feira (26), a partir das 19h. O encontro de Kiko e Danrlei será transmitido ao vivo na emissora e também nas redes sociais.
Nova candidatura
Kiko destacou o papel histórico de Nova Pádua como referência para outros municípios da região, lamentando o que classificou como ‘perda de protagonismo’ nos últimos anos. “Nós entendemos que nos últimos anos nós não andamos bem nesse quesito […] deixamos alguns serviços essenciais e que nos atrasaram um pouco. Então, quando nós colocamos o nosso nome à disposição, entendemos que a gente pode retomar esses anos de ouro, anos de muita produção, de muita ênfase na agricultura”
Quebra do acordo político
Kiko foi questionado sobre a quebra de um acordo político realizado entre partidos do município para a eleição de 2016, e destacou que todos os envolvidos têm responsabilidade no processo: “Todos os partidos foram responsáveis pela quebra do acordo. Eles também foram responsáveis pelo acordo e foram responsáveis pela quebra do acordo”. Ele mencionou que a alta taxa de votos nulos, brancos e abstenções naquela oportunidade foi um sinal de insatisfação da comunidade com a situação política.
Municipalização do Ensino Fundamental
Sobre a municipalização do ensino fundamental, Bernardi destacou a importância de mensurar a qualidade do ensino e o impacto dessa mudança: “Nós precisamos medir seriamente. Qual a qualidade do ensino hoje naquela parte que foi municipalizada? Tivemos avanço na parte do processo de ensino-aprendizagem? Sim ou não?”. Ele ainda mencionou a responsabilidade financeira e estrutural que o município assume com essa mudança.
Melhorias na VRS-814
Kiko mencionou a importância de melhorias na VRS-814, estrada que liga Nova Pádua a Flores da Cunha, especialmente com o aumento do fluxo de veículos após a construção da ponte entre Nova Pádua e Nova Roma do Sul: “Sabemos que assim que essa obra for finalizada, o fluxo de veículos regional irá aumentar, e passando pelo nosso município […] Precisamos fazer melhorias”. Ele destacou que a estrada é um ponto crucial para o turismo e o desenvolvimento regional.
Ponte do Rio das Antas
A respeito da ponte do Rio das Antas, Itamar se posicionou como um grande defensor das melhorias nas estradas e destacou a importância da obra para o desenvolvimento da região: “Nós sabemos que já existem recursos aportados para isso […] é uma obra muito importante, que ela terá com toda certeza o nosso olhar para que seja construída e finalizada dentro da nossa gestão”, disse.
Fortalecimento do Turismo
Kiko também deu ênfase à importância de fortalecer o turismo em Nova Pádua, mencionando o potencial natural da cidade e a necessidade de intensificar ações de promoção: “Nós precisamos fortalecer esses conselhos para que a gente possa realmente dar um rumo para o turismo em Nova Pádua […] E nós teremos que intensificar isso através de mídias sociais para conhecimento de todos”. Ele propôs ainda facilitar licenciamentos e criar atrativos para empreendedores que desejam investir no município.
Mão de Obra
O candidato ressaltou a falta de mão de obra como um dos maiores desafios enfrentados pela cidade, especialmente na agricultura e no turismo. Para resolver o problema, Bernardi propôs um plano habitacional para atrair famílias ao município: “O que nós colocamos agora para os próximos anos é fazermos um plano habitacional para o município […] para que possam se instalar em Nova Pádua e possam trabalhar e traduzir frutos para Nova Pádua”.
Demandas da Saúde
Sobre saúde, Kiko criticou o fechamento prolongado da unidade básica de saúde nos feriados e propôs a ampliação dos serviços nesses períodos: “O que nós vamos fazer é, se acontecer algum feriadão, colocar pelo menos uma equipe de atendimento para aquele atendimento básico”. Ele também sugeriu que as ambulâncias passem a contar com técnicos de enfermagem para o atendimento de primeiros socorros nos finais de semana.
Centro Cultural
Kiko Bernardi destacou a importância de concluir a construção do Centro Cultural em Nova Pádua. Ele ressaltou a necessidade desse espaço para as associações locais, afirmando: “Entendemos que é muito importante a gente concluir a obra do Centro Cultural”.
Propostas para Agricultura
Por fim, Kiko falou sobre a importância de investir na agricultura, propondo subsídios para horas de máquina e reestruturação de pomares: “Nós entendemos que precisamos aumentar sim os subsídios de horas máquinas para a agricultura […] Vamos entregar para o produtor meio hectare gratuito para cada produtor”.