Sensação térmica desta noite de sábado é de 3°
Em uma noite em que os termômetros marcam 5°, com sensação térmica de 3°, um grupo de voluntários andou por diversas ruas de Caxias do Sul neste sábado (6) para distribuir donativos aos moradores de rua. A equipe da Rádio Solaris esteve junto e acompanhou de perto a situação de algumas pessoas em tal situação.
O grupo distribuiu 35 marmitas de sopa, além de cobertores e roupas para os moradores de rua na área central. Na abordagem, foi possível perceber que os mesmos tremiam de frio. A grande necessidade foram roupas, mantas e cobertas, visto que faltou a maioria desses itens para as doações. Os voluntários contaram cerca de 200 pessoas em situação de rua nesta noite de sábado.
Vale ressaltar que Caxias do Sul possui locais específicos para receber essas pessoas, porém muitos se recusam a ir. No entanto, o grupo de voluntários ressalta que algum ‘plano b’ poderia ser tomado pelo poder público para que, ao menos em noites frias, ações como doações de cobertores pudesse ser realizadas.
A equipe da Solaris andou por cerca de duas horas pelas ruas com o grupo, mas não avistou nenhuma equipe de assistência social realizando este tipo de trabalho. Por esta razão, diversos voluntários mostraram estar indignados com a falta de auxílio.
Nota da prefeitura
A Fundação de Assistência Social informa que na noite deste sábado (06/07), 40 pessoas em situação de rua estavam acolhidas na Casa São Francisco, 33 na Casa Carlos Miguel e outras 46 no Serviço PAS Rua.
Também na noite de sábado, foram realizados 52 acolhimentos, tipo pernoite, na Hospedagem Bom Samarito, serviço oferecido pela Associação Mão Amiga em parceria com o poder público, que no total oferta 60 vagas.
Em todas as casas de acolhimento, nesta noite, havia 24 vagas disponíveis.
Importante ressaltar que, nos casos em que a pessoa recusa o acolhimento, as equipes da Abordagem Social fornecem cobertores.
Importante destacar que, por lei, as pessoas não podem ser obrigadas a irem para acolhimento.