O documentário começa a ser exibido a partir desta sexta-feira (5) na GloboPlay
Nesta sexta-feira (5), começa a ser exibido pela TV Futura, na plataforma GloboPlay, o documentário Rua dos Negros produzido por Fernando Roveda, dirigido por André Costantin e com direção de fotografia de Daniel Herrera.
A produção será transmitida também em horários alternativos: sábado, às 20hs, domingo, às 16hs e segunda-feira, ás 15hs.
Rua dos Negros trata de muitas histórias esquecidas sobre habitantes negros na cidade conhecida como “A mais italiana do Brasil.” O documentário apresenta memórias, relatos e traços quase perdidos no tempo da presença e herança afro-brasileiras em Antônio Prado, uma das cidades mais representativas da cultura da imigração italiana no Brasil.
As taipas, as construções e ruas de pedra, os tropeiros, a cor e os saberes de mulheres e homens anônimos emergem em uma outra história, que começa a ser contada, de modo espontâneo e introdutório. Uma rua, outrora dita “ruas dos negros”, é percorrida pela memória coletiva, ao encontro da incrível visão das casas de madeira de Antônio Prado, reconhecidas como patrimônio nacional.
O filme tem como objetivo destacar a contribuição da cultura negra no desenvolvimento da cidade, como elemento relevante na construção da sociedade Pradense.
Para Roveda, a veiculação do documentário é uma forma de valorização do povo que nesta cidade também habitou e construiu suas raízes.
A equipe técnica trabalha há mais de 20 anos com documentários etnográficos e já conquistaram dois prêmios internacionais em Verona na Itália.