O projeto pode ser acessado gratuitamente por meio de um aplicativo para dispositivos móveis
Foi entregue na noite da última quarta-feira (18), o Inventário do Patrimônio Cultural Material de Flores da Cunha. Com a execução do projeto, os antigos casarões e outros prédios característicos do município foram mapeados e registrados, gerando um relatório repleto de detalhes, com mais de 400 páginas.
O material está disponível para comunidade florense e também pode ser explorado pelos visitantes que desejam vislumbrar os imóveis por meio de um aplicativo (disponível para dispositivos móveis) intitulado ‘Inventário Flores da Cunha’. No app também é possível assistir um documentário que ilustra o trabalho dos arquitetos, historiadores e equipe técnica, além de contar a história das edificações.
Durante o evento, o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Itamar Brusamarello, e a subsecretária de Cultura, Camila Stuani Pauletti, afirmaram que o inventário é um compromisso de preservação dos bens culturais do município: “convidamos vocês a olhar para as casas antigas ao nosso redor com novos olhos. Vamos não apenas admirar sua beleza arquitetônica, mas também reconhecer sua importância como guardiãs da nossa história coletiva”.
O Inventário do Patrimônio Cultural Material de Flores da Cunha tem financiamento do Fundo Pró-cultura, com o investimento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), que utiliza recursos de ICMS incentivados pelo sistema de fomento da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul. A proposição é da Associação dos Produtores de Arte e Cultura (APAC) de Flores da Cunha, com apoio da Prefeitura Municipal e patrocínio das empresas Keko, Dallemole, Mineração Florense, Florense e Grupo Argenta.