Usina de asfalto da Codeca foi totalmente destruída como o prédio do setor administrativo, que levou a óbito um funcionário da Companhia
Por volta das 6h da manhã deste domingo (12) um deslizamento de terra no complexo do britador do município, na Vila Maestra, Zona Norte da cidade, tirou a vida de Luciano Henrique Santos Lacava, 49 anos, há 20 anos funcionário da Codeca. Ele havia recém chegado, antes do seu horário de costume, quando foi soterrado dentro do prédio do setor administrativo. O vigilante da empresa de segurança Epavi, Felipe Drum da Silva, também estava no local, teve ferimentos leves e foi atendido pelo SAMU.
Horas mais tarde, próximo das 11h, um segundo deslizamento de terra atingiu a usina de asfalto da Codeca, também parte do complexo. O equipamento foi totalmente destruído. Não há previsão para a retomada do funcionamento e produção de asfalto. Como o britador fica na mesma área, totalmente isolada, também não poderá ser utilizado tão cedo.
O Prefeito Adiló lamentou o trágico acontecimento e o falecimento de Luciano, conhecido pelo colegas como Zoinho. “Muito difícil o que aconteceu, é tudo que vinhamos lutando até agora, proteger vidas e hoje tivemos esta fatalidade. Junto com a perda deste servidor, perdemos a principal resposta do município de enfrentamento deste quadro de desastre ambiental. Todo nosso complexo de britagem está isolado, a usina de asfalto destruída e não é de um dia pro outro que vamos conseguir reverter“. Adiló conclamou que as pessoas respeitem a orientação da Defesa Civil e dos bombeiros e deixem suas casas a qualquer sinal de alerta e se protejam em lugares seguros.
Com o falecimento de Luciano, Caxias do Sul soma oito mortes em consequência de deslizamentos causados pelas chuvas. Uma mulher, moradora de Galópolis, continua desaparecida.