É proibido pescar nas represas do Dal Bó, Samuara, Faxinal e Marrecas
Cerca de 130 materiais de pesca encontrados em represas de Caxias do Sul foram destruídos nesta segunda-feira (16). Conforme o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), os itens como linhas de mão e de lã, bem como outros apetrechos típicos de pesca, como armadilhas e baldes, foram apreendidos pela Guarda Municipal (GM) no período entre abril de 2022 e novembro de 2023.
A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) utilizou uma escavadeira para inutilizar os objetos que serão enviados para o aterro sanitário. Ainda segundo o Samae, os materiais foram apreendidos nas represas Dal Bó, Samuara, Faxinal e Marrecas.
Operação Verão Seguro
Ao longo da primeira quinzena de 2024, 167 pessoas foram abordadas pela GM durante as rondas da Operação Verão Seguro, realizadas nas represas de Caxias do Sul.
Os locais com maior concentração de pessoas foram o Complexo Dal Bó, no bairro Fátima; e Samuara, em Forqueta.
A 17ª Operação Verão Seguro teve início em 21 de dezembro de 2023, visando conscientizar as pessoas sobre os riscos de nadar em represas e prevenir afogamentos, além de fiscalizar atividades que são proibidas nesses locais. A ação segue até 20 de março.
Denúncias podem ser feitas para a GM por meio do telefone 153, para o Corpo de Bombeiros pelo 193 e pela Central de Atendimento do Samae, 115.