Eles integram as macrorregiões Norte e Sul com mandato até 2028
A prefeita em exercício, Marisol Santos, empossou na manhã desta quarta-feira (10) os novos conselheiros tutelares de Caxias do Sul. Os 10 integrantes foram eleitos no pleito de 1º de outubro de 2023 e permanecem no cargo até 9 de janeiro de 2028.
Foram empossados durante solenidade no Mezanino do Centro Administrativo os conselheiros da Macrorregião Sul Daiane Cruz, Adriano Gomes Morandi, Priscila Vilasboa, Rafael Neques Machado e Daiane Torres; e da Macrorregião Norte Maurício da Silva Abel, Karen Finger, Rodrigo Barbosa, Evandra Pellin e Marjorie Sasset.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Ana Maria Franchi Pincolini, classificou o momento como histórico, pois houve esforços da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e da Fundação de Assistência Social (FAS), entre outros órgãos públicos, para que a legislação envolvendo os Conselhos Tutelares fosse atualizada. “Dedico essa fala aos conselheiros, agora vocês fazem parte de um grupo com objetivos comuns. Lembrem-se de que tolerância, fortalecimento de vínculos e abertura são fundamentais para o desempenho da função”, recomendou.
Em nome da Macrorregião Norte o conselheiro Maurício da Silva Abel ponderou que se inicia uma nova fase de muito trabalho, concentrado e tendo como base o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Pela Macrorregião Sul, o conselheiro Rafael Neques Machado citou que agora os empossados são guardiões da lei, respeitando sempre os princípios da proteção integral com paciência, resiliência, respeito e empatia.
Para o titular da Vara do Juizado Regional da Infância e Juventude, juiz Diego Carvalho Locatelli, os conselheiros são a representação da sociedade, talvez a linha de frente do judiciário perante a esta população por vezes vulnerável. “É uma nobre missão. O mais importante é deitarmos a cabeça no travesseiro para dormir sabendo que fizemos o bem, o certo e o correto”, ensinou o magistrado. A promotora da Infância e Juventude, Simone Spadari, na mesma linha do juiz, complementou que a função dos conselheiros é lutar por integração. “Ser grupo não é ser ilha, é ser continente com processo de vínculos com as entidades pertinentes”, concluiu.
O secretário de Recursos Humanos e Logística de Caxias do Sul, Ronaldo Boniatti, parabenizou todas as pessoas envolvidas no trâmite que atualizou a legislação do Conselho Tutelar, agora vinculado à secretaria, e não mais à FAS. Por fim, a prefeita em exercício ressaltou a alegria em ocupar o cargo num momento tão relevante para nossa sociedade. “Vocês assumem agora a missão de defender os direitos das crianças e dos adolescentes. Digo missão porque é assim que vejo esse trabalho, com profissionalismo, carinho, acolhimento e dedicação, e que envolve vidas e famílias”, avaliou Marisol Santos.