A Unidade foi atingida por um curto circuito que afetou toda a rede elétrica. Atendimentos foram remanejados para outros locais
A secretária de Saúde de Antônio Prado, Jordana Serafim participou de entrevista no Programa Solaris Mais, da 97.3 FM, na manhã desta quarta-feira (6) para falar sobre a situação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Aparecida que segue fechada desde a segunda-feira (4), devido a um curto circuito causado pelas fortes chuvas. Antônio Prado está entre os 15 municípios que tiveram Unidades Básicas de Saúde ou instituições de saúde com atendimento prejudicado devido aos temporais.
A secretária relatou que tudo aconteceu na madrugada de segunda-feira (4), e que ela e sua equipe se deslocaram antes do horário de início do expediente para a Unidade porque imaginavam que ela poderia estar alagada, o que já ocorreu, mas ao chegar lá se depararam com outra situação. Um curto circuito atingiu a rede elétrica e afetou principalmente uma sala que abriga o servidor de dados além de espalhar fuligem para todas as outras.
Diante do sinistro não há previsão para reabertura da Unidade. “Estão sendo apurados os fatos. Uma sala que abrigava o servidor com os dados pegou fogo que graças a deus não se alastrou. Segundo os laudos técnicos o curto pode ter sido ocasionado por uma descarga elétrica afetando toda a rede elétrica, mas que não afetou a estrutura do prédio.
Os engenheiros da Secretaria de Planejamento já fizeram os laudos e agora a Unidade precisará ser higienizada, a rede elétrica revisada e consertada e a pintura será restaurada, o que pode levar um tempo já que por ser prédio público tudo precisa ser orçado com antecedência. “Gerará um transtorno porque esta é a maior UBS do município e por isso gostaria de pedir a compreensão da população nesse momento. O atendimento não parou um minuto porque assim que foi identificado o problema as equipes e atendimentos já foram remanejados,” salienta. Confira os locais:
-Atendimento médico, de enfermagem e vacinas serão realizadas na UBS Centro;
-Atendimento médico, de enfermagem e vacinas da UBS Panôramico serão realizadas na UBS Planalto;
-Assistente Social: Atendimento na Secretaria de Assistência Social e Cidadania (CRAS);
-Nutricionista, Psicóloga, Odontóloga e Vigilância Ambiental/Zoonoses/Dengue: Atendimento na UBS Centro;
-Ginecologia: Atendimento na UBS Centro e Planalto;
-Vigilância Sanitária: Atendimento na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente;
“A gente conseguiu remanejar esses atendimentos nem todos como gostaríamos que fosse no momento, mas a população não está descoberta e terá todo esse atendimento,” salienta a gestora. Para mais informações e dúvidas a Secretaria poderá ser contatada pelo telefone: (54) 3293-5660.
Confira abaixo vídeo que mostra onde teria iniciado o curto circuito e como ficou a parte interna da UBS: