Caxias do Sul já confirmou o cancelamento; outras cidades da Serra devem emitir comunicados durante a tarde
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (6) que o tradicional desfile de 7 de setembro está cancelado em todo o Estado. O movimento de Leite coincide com o atual momento crítico no território gaúcho, em razão das fortes enchentes. Até o momento, 31 mortes foram confirmadas no RS.
Caxias do Sul, a maior cidade da Serra gaúcha, já confirmou o cancelamento do desfile que seria realizado no feriado de quinta-feira (7). A expectativa é que outras cidades da região emitam comunicados sobre o tema ao longo da tarde. A capital Porto Alegre, também vai seguir a recomendação do governo estadual e não vai realizar o desfile neste ano.
“A programação de 7 de Setembro está cancelada em Caxias do Sul, em respeito à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul. No horário que estava reservado para o desfile, das 8h30 às 12h desta quinta-feira, estará disponível um ponto de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas, situado na Rua Sinimbu, em frente à Praça Dante Alighieri”, informou, por meio de nota, a Prefeitura de Caxias.
A Prefeitura de Farroupilha também emitiu uma nota confirmando o cancelamento do desfile, que ocorreria a partir das 9h, na Rua Coronel Pena de Moraes. Não há, também, a previsão de uma nova data para o Desfile Cívico. Para o feriado, contudo, segue confirmado o hasteamento da bandeira, às 8h, e o arriamento, às 16h30min, com a participação dos Grupos de Escoteiros da cidade, em frente ao Centro Administrativo Avelino Maggioni.
Além disso, o município também está fazendo uma campanha de recolhimento de doações. Estão sendo aceitas doações de roupas, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e móveis, que poderão ser entregues na Rua Coronel Pena de Moraes, 940, no centro, ao lado do Centro de Referência em Assistência Social II (CRAS II), entre 8h e 17h, sem fechar ao meio-dia, inclusive no feriado do Dia da Independência, nesta quinta-feira, 07 de setembro. O contato para quem quiser fazer agendamento é pelo telefone (54) 98404-5563.
Flores da Cunha, por sua vez, decidiu transferir o desfile para o próximo dia 17 de setembro. “A Prefeitura de Flores da Cunha comunica que o tradicional desfile do Dia da Independência, que iria ocorrer nesta quinta-feira, foi transferido para o dia 17 de setembro. […] A campanha de arrecadação de donativos segue confirmada. A ação ocorrerá amanhã, 7 de setembro, das 14h às 17h30min em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes”, diz o comunicado assinado pelo prefeito César Ulian.
Em São Marcos, o desfile cívico estava programado para ocorrer no último sábado (2), e na ocasião, foi cancelado, por conta da chuva. Não há nova data definida.
Nesta quarta, uma comitiva do governo federal chegou ao RS para visitar as regiões mais atingidas pela enxurrada. O grupo pousou no aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, e partiu rumo às cidades de Encantado, Lajeado, Muçum e Roca Sales.
Representando o presidente, vieram ao Estado os ministros da Secretaria de Comunicações (Secom), Paulo Pimenta; e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. O Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil Wolnei Wolff, também acompanha os trabalhos, juntamente com outros parlamentares gaúchos.