Iniciativa tem levado munícipes ao interior de Antônio Prado
Os Roteiros de Cicloturismo e Caminhadas lançados no mês de abril têm levado amantes da prática ao interior de Antônio Prado. Atualmente, a Secretaria de Comércio e Turismo está trabalhando para criar novos roteiros e busca ouvir quem já utilizou os já lançados, com o objetivo de atender as demandas apresentadas.
De acordo com a secretária de Comércio e Turismo, Patrícia Schenkel o feedback dos turistas e moradores tem sido positivo. “Estamos felizes com o retorno que estamos tendo”, ressalta a gestora.
A equipe da Secretaria conversou com a esportista, Simone Cicconeto Veadrigo que já percorreu as rotas. “Gostei bastante! Sinalização boa, estradas boas, independente da atividade realizada caminhada, corrida ou cicloturismo, é bem tranquilo quanto a subidas e descidas. Acho bem importante essas rotas para à população conhecer um pouco mais nosso interior”, avalia.
Já Arthur Vinícius de Andrade Paim comemorou seu aniversário de 18 anos de um jeito bem diferente. “Aproveitei para comemorar meu aniversário fazendo o que mais amo: correr”, comenta, destacando que não tem como se perder pelo caminho, pois além das placas de sinalização, é possível verificar o trajeto pelo mapa impresso ou pelo site da Secretaria de Comércio e Turismo.
Quem utiliza as rotas encontra muito mais que belas paisagens, encontra pessoas gentis e dispostas a ajudar. Durante a caminhada de aniversário, Arthur precisou pedir água nas residências próximas ao trajeto. “Fui bem recepcionado em todos os lugares que passei”, afirma.
De acordo com Schenkel, a equipe está empenhada em estruturar o turismo e deixar o cenário cada vez mais propício para a iniciativa privada investir. “Não podemos esquecer que o turismo é realizado em conjunto entre a inciativa pública que investe em infraestrutura como estradas, asfaltos, acesso facilitado a internet, criação de roteiros, bem como em qualificações, incentivos e divulgação, e a iniciativa privada que faz o turismo acontecer através do empreendedorismo na área”, explica a gestora.
Os Roteiros
A Rota 1 passa pela Capela Nossa Senhora de Fátima, Pórtico de Entrada, Capela Nossa Senhora de Caravaggio, Canto do Encantador, Capitel Santa Bárbara, Igreja Monte Bérico, Ferraria do Marsílio, Casa Azul da Dona Carolina, Armazém do Prado, Linha 21 de Abril – Cenário de Cinema, Moinho Francescatto, Capitel São Domingos, Capitel Santo Expedito e Doces Dona Margarida, totalizando 19,8km.
Já a Rota 2, que conta com 30,1km, percorre as Escadarias da Fé, Gruta Natural, Capitel Nossa Senhora do Rosário, Capitel Nossa Senhora Aparecida – Capelinha Nossa Senhora do Caravaggio – Santo Expedito, Igreja Santa Líbera, Cascata da Usina, Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, Igreja Santa Lúcia, Vinícola Zanella, Igreja São Roque, Igreja Nossa Senhora da Saúde, Casa Centenária da Família Slavieiro – Bar da série Desalma, Capitel Santa Bárbara, Capitel São Francisco de Assis, Pousada de Rossi, Igreja Santo Isidoro e Capitel São Marcos.
Os Roteiros podem ser acessados aqui.
Fonte/Foto: Mayara Farias – Ascom Turismo