Projeto foi reapresentado na Assembleia Legislativa e poderá ser aprovado em breve
Para valorizar Campestre da Serra pela dedicação ao cultivo da amora, o deputado Guilherme Pasin (PP) reapresentou, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei, inicialmente de autoria do deputado Sérgio Turra, que declara o município como a “Capital Gaúcha da Amora”. O documento foi entregue na sexta-feira (5) ao secretário municipal da Fazenda, Darci Zanotto, ao secretário municipal de agricultura, Tairo Balardin, a secretária municipal de Educação, Fabiana Parisotto Fernandes e ao presidente do Progressistas de Campestre da Serra, Tesio Fernandes.
De acordo com Pasin, o objetivo é alavancar a economia e o turismo do município, incentivando a geração de empregos e renda. “A cultura de amora tem importância relevante para o desenvolvimento econômico e cultural de toda a região”, justifica Pasin.
O cultivo de amora em Campestre da Serra teve grande expansão a partir de 1996 e, em 2021, a produção do fruto chegou a 1.500.000kg, representando uma receita bruta de R$ 8 milhões e produtividade média de 15.000kg por hectare. Para este ano, a previsão é de que ocorra um acréscimo na produção, passando para duas mil toneladas. O produto é enviado para todas as regiões do país, principalmente Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.