A rua Sinimbu se transformou no verdadeiro Filó, típico italiano
Com o tema “El Filò dela Mama: o grande coração”, o Desfile Cênico Musical integra a programação da 35ª edição da Festa Nacional da Uva 2026 e marca os 95 anos do evento. A proposta do espetáculo é retratar a realização de um filó e sua relação com a formação cultural de Caxias do Sul.
A primeira apresentação ocorreu na noite desta quinta-feira, na Rua Sinimbu, e reuniu público estimado em 15 mil pessoas, segundo a organização.
O desfile é dividido em 11 quadros, incluindo abertura e encerramento. Nesta edição, distritos e regiões administrativas participam da composição das cenas, ao lado de grupos artísticos e representantes da comunidade. De acordo com a organização, cerca de 1,2 mil pessoas integram o espetáculo, entre artistas e colaboradores, sendo aproximadamente 400 voluntários.
O percurso inicia na esquina com a Rua Alfredo Chaves, segue até a frente da Catedral Diocesana de Caxias do Sul e encerra na Rua Dr. Montaury. Antes do desfile principal, ocorre o pré-desfile, com participação de entidades comunitárias, empresas, associações e clubes de serviço.
Próximas apresentações:
- 22/02/2026 (domingo), às 16h
- 26/02/2026 (quinta-feira), às 20h
- 01/03/2026 (domingo), às 16h
- 05/03/2026 (quinta-feira), às 20h
- 08/03/2026 (domingo), às 16h
O pré-desfile ocorre às 15h ou às 19h, conforme o horário da apresentação principal.
Os desfiles são realizados na Rua Sinimbu, entre as ruas Alfredo Chaves e Dr. Montaury. O bloqueio de trânsito nas vias do entorno inicia duas horas antes de cada apresentação.
Em caso de chuva, estão previstos dias alternativos: 24 de fevereiro, às 20h, para eventuais cancelamentos das datas de 19 ou 22 de fevereiro; e 3 de março, às 20h, para cancelamentos das datas de 26 de fevereiro ou 1º de março.
O acesso do público é gratuito nas calçadas e escadarias da Catedral. Também há arquibancadas com capacidade para 700 pessoas. Os ingressos são comercializados pelo site Minha Entrada, ao valor de R$ 100 por pessoa. Crianças até 12 anos, estudantes e pessoas com 60 anos ou mais pagam meia-entrada, mediante comprovação, no valor de R$ 50.
A direção geral do espetáculo é de Cristina Nora Calcagnotto. O roteiro e a direção cênica são de Fábio Cuelli. A direção de arte, elenco e produção de cena ficam a cargo de Maysa Stedile. A equipe inclui coreógrafos, direção técnica e de logística, concepção de figurinos e alegorias, além da produção executiva da Secretaria Municipal da Cultura e produção cultural da AM9 Produções.