Faixa Atual

Título

Artista


Zaffari de Caxias do Sul reabre nesta terça-feira após surto de covid-19

Escrito por em julho 6, 2020

Unidade do centro da cidade havia sido interdita pela SMS na semana passada

O hipermercado Zaffari localizado na Rua Borges de Medeiros, esquina com a Vinte de Setembro, no centro de Caxias do Sul, será reaberto nesta terça-feira, dia 7. A unidade havia sido interditada pela Secretaria Municipal da Saúde, após surto de coronavírus. Na sexta-feira, dia 3, o secretario da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, recebeu diretores do supermercado.

A equipe apresentou o plano de reabertura da unidade. Para isso, ficou acordado a desinfecção total da planta, o apoio de funcionários de outras unidades que, assim como os contaminados com o vírus, passarão por uma avaliação médica antes de iniciar o trabalho. Além disso, os contactantes laborais dos casos positivos ficarão afastados durante o período de 14 dias e também só retornarão às atividades após aval médico.

Dentre os apontamentos, a SMS destaca que o supermercado não notificou todos os casos de trabalhadores com síndrome gripal que testaram positivo para a covid-19 no prazo estabelecido no termo de intimação, conforme estabelece o Decreto Municipal. Em inspeção foi constatado funcionários sem máscara dentro do estabelecimento. Além disso, os trabalhadores que testaram positivo ou que tiveram contato com caso confirmado não foram encaminhados imediatamente para atendimento médico e não foram afastados.

O gerente da unidade recebeu o Auto de Infração no fim da tarde de quarta-feira, dia 1º, informando a interdição por, no mínimo, sete dias. A Vigilância Sanitária recomendou a higienização completa da unidade, o monitoramento diário das condições clínicas dos funcionários, a criação de um Plano de Contingência, entre outras adequações necessárias para garantir a segurança dos trabalhadores e da população. Até o momento, dos 238 funcionários testados no dia 27 de junho, 25 tiveram o resultado positivo para Covid-19. Antes dessa data, outros quatro tiveram a confirmação do contágio por meio do exame RT-PCR.

A Vigilância Sanitária e a Vigilância de Saúde do Trabalhador acompanharão a reabertura para verificar se todos os requisitos estão sendo cumpridos.

Fonte: Ass.Imprensa Prefeit.

Foto: Andreia Copini/Ass.Imprensa Prefe.

Direção do Zaffari se reuniu com secretário da Saúde, Jorge Castro na sexta-feira

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *