Votação da Consulta Popular inicia nesta quarta-feira
Escrito por Rogerio Costanza em setembro 3, 2019
Processo se estende até sexta-feira, dia 6. Para votar, basta o título eleitoral
Nesta quarta-feira, dia 4, se inicia a votação da Consulta Popular, pleito do governo do Estado, para os eleitores elegerem as prioridades regionais. O processo ocorre também na quinta (5) e sexta-feira (6). Para votar, basta o número do título de eleitor, acessar o www.consultapopular.rs.gov.br e escolher a demanda. Além da internet, é possível votar presencialmente em pontos definidos pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
O enfoque da Consulta Popular 2019 é o Desenvolvimento Regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, ciência e a inovação em áreas como Agricultura, Infraestrutura, Turismo entre outros. Ao todo, 97 projetos serão disponibilizados nas cédulas de votação e o cidadão poderá escolher apenas um. Destes, 42 serão eleitos pela população.
A verba disponível para esta realização foi de R$ 20 milhões e será dividida nas 28 regiões dos Coredes. A premissa é aplicar a Consulta Popular como um meio para impulsionar o desenvolvimento regional, fortalecer a participação e comprometimento da sociedade, promover a avaliação de políticas públicas e valorizar as realidades de cada região.
A prefeitura de Flores da Cunha vai disponibilizar um local de votação com computador e internert (no saguão do Centro Administrativo) com horário de atendimento das 8h às 11h45min, e das 13h15min às 17h30min.
Conforme a coordenadora executiva do Corede Serra, Monica Matia, o eleitor votará em apenas um projeto, mas os três mais votados serão aprovados.
Os projetos para votação do Corede Serra
1- Apoio ao Programa Inova-RS – programa do governo do Estado voltado à sensibilização, capacitação, e estímulo à inovação nas empresas gaúchas, envolvendo o setor produtivo, universidades, governo e entidades de classe.
2- Apoio ao circuito integrado de turismo da Serra Gaúcha – cujo objetivo é promover os produtos turísticos das regiões dos Coredes Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra de forma integrada, cujo roteiro logístico é interligado por 575 km de rodovias.
3- Desenvolvimento rural – projetos de apoio à agricultura familiar.
4- Capacitação dos servidores municipais – para o licenciamento ambiental.
5- Apoio aos arranjos produtivos locais – Para o desenvolvimento de projetos pelos APLs Metalmecânico, Moveleiro, da Moda, e da Tecnologia da Informação e Comunicação para melhorar a competitividade das empresas vinculadas a esses setores.
Ouça entrevista com Monica Matia
