Faixa Atual

Título

Artista


Votação da Consulta Popular inicia nesta quarta-feira

Escrito por em setembro 3, 2019

Processo se estende até sexta-feira, dia 6. Para votar, basta o título eleitoral

Nesta quarta-feira, dia 4, se inicia a votação da Consulta Popular, pleito do governo do Estado, para os eleitores elegerem as prioridades regionais. O processo ocorre também na quinta (5) e sexta-feira (6). Para votar, basta o número do título de eleitor, acessar o www.consultapopular.rs.gov.br e escolher a demanda. Além da internet, é possível votar presencialmente em pontos definidos pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

O enfoque da Consulta Popular 2019 é o Desenvolvimento Regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, ciência e a inovação em áreas como Agricultura, Infraestrutura, Turismo entre outros. Ao todo, 97 projetos serão disponibilizados nas cédulas de votação e o cidadão poderá escolher apenas um. Destes, 42 serão eleitos pela população.

A verba disponível para esta realização foi de R$ 20 milhões e será dividida nas 28 regiões dos Coredes. A premissa é aplicar a Consulta Popular como um meio para impulsionar o desenvolvimento regional, fortalecer a participação e comprometimento da sociedade, promover a avaliação de políticas públicas e valorizar as realidades de cada região.

A prefeitura de Flores da Cunha vai disponibilizar um local de votação com computador e internert (no saguão do Centro Administrativo) com horário de atendimento das 8h às 11h45min, e das 13h15min às 17h30min.

Conforme a coordenadora executiva do Corede Serra, Monica Matia, o eleitor votará em apenas um projeto, mas os três mais votados serão aprovados.

Os projetos para votação do Corede Serra

1- Apoio ao Programa Inova-RS – programa do governo do Estado voltado à sensibilização, capacitação, e estímulo à inovação nas empresas gaúchas, envolvendo o setor produtivo, universidades, governo e entidades de classe.

2- Apoio ao circuito integrado de turismo da Serra Gaúcha – cujo objetivo é promover os produtos turísticos das regiões dos Coredes Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra de forma integrada, cujo roteiro logístico é interligado por 575 km de rodovias.

3- Desenvolvimento rural – projetos de apoio à agricultura familiar.

4- Capacitação dos servidores municipais – para o licenciamento ambiental.

5- Apoio aos arranjos produtivos locais – Para o desenvolvimento de projetos pelos APLs Metalmecânico, Moveleiro, da Moda, e da Tecnologia da Informação e Comunicação para melhorar a competitividade das empresas vinculadas a esses setores.

Ouça entrevista com Monica Matia

Cinco projetos estarão em votação, mas somente três mais votados serão aprovados


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *