Faixa Atual

Título

Artista


“Volume excessivo no fone de ouvido tem causado problemas em jovens”, comenta fonoaudióloga sobre perda de audição

Escrito por em abril 14, 2020

Renata Cavion esclareceu dúvidas sobre perda auditiva em entrevista à Rádio Solaris

Na manhã desta terça-feira (14), a fonoaudióloga Renata Cavion, em entrevista à Rádio Solaris, esclareceu dúvidas sobre a perda auditiva. Conforme estudo feito em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda, em outubro de 2019, revela a existência no Brasil, de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Desse total, 2,3 milhões têm deficiência severa. A surdez atinge 54% de homens e 46% de mulheres. A predominância é na faixa de 60 anos de idade ou mais (57%).

Entre as causas estão problemas como o acúmulo de cerca no ouvido, líquido no ouvido, problema conhecido como otite, exposição excessiva ao ruído, caxumba, rubéola, entre outros.

Dois em cada três brasileiros relataram enfrentar dificuldades nas atividades do cotidiano.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem 500 milhões de surdos no mundo e, até 2050, haverá pelo menos 1 bilhão em todo o globo.

De acordo com Renata, a predominância dos problemas auditivos está em pessoas acima de 65 anos. Porém, nos últimos anos, tem aumentado os índices na faixa etária mais jovem, especialmente pelo uso de fones de ouvido com volume alto.

A profissional comenta a importância do repouso auditivo.

A perda auditiva pode gerar isolamento social e, inclusive, depressão. Também pode afetar o sistema cognitivo, com maior probabilidade de Alzheimer.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *