Faixa Atual

Título

Artista


Volta às aulas presenciais: Conheça a realidade da Escola Aparecida, de Antônio Prado

Escrito por em fevereiro 25, 2021

Reportagem da Rádio Solaris 97.3 esteve na instituição para conferir os trabalhos de adequação aos protocolos

A expectativa para o retorno das aulas presencias é inegável, porém, nada tem a ver com alguma insegurança que as aulas presenciais podem gerar, mesmo em mais um momento delicado da pandemia. A reportagem da Rádio Solaris esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, em Antônio Prado, buscando conferir como está a adequação da instituição de ensino aos protocolos estabelecidos para o retorno presencial.

Na próxima segunda-feira, 1º de março, retornam duas turmas do Ensino Infantil, além de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental e duas do 2º ano. Seguindo as orientações dos protocolos, a escola tem, já em sua entrada, indicadores de manutenção do distanciamento. Para entrar na instituição, apenas com aferição de temperatura. Caso o aluno esteja com febre, não entra na escola. Se for oriundo do interior, ficará em uma sala de isolamento até que os responsáveis sejam contatados.

Nas salas de aula, tudo o que for usado pelos professores e alunos deverá ser constantemente higienizado. As crianças de cinco a oito anos terão que estar permanentemente de máscara, tendo ainda uma reserva. Todas as salas têm ainda, na porta, uma identificação da quantidade de alunos que estão autorizados a ingressarem no local. As mesas cumprem o distanciamento de 1,5 m.

Na escola Aparecida, a biblioteca não será utilizada por alunos nesse primeiro momento, apenas os professores podem manusear os livros. O laboratório de informática terá os computadores trocados e poderá ser liberada futuramente para até cinco alunos. Porém, em caso de utilização, não apenas os cinco computadores teriam que ser higienizados, mas todos da sala, mesmo os que não estiverem em uso.

O refeitório também não será utilizado inicialmente, mas já há no local, as marcações para o distanciamento seguro entre os alunos.

A instituição tem cerca de 28 professores, que passaram por preparação, desde o ano passado, para a utilização das plataformas digitais, algo que já era estudado pela escola antes mesmo da pandemia.

Com verba do governo no final de 2020, foi possível ainda realizar algumas reformas e adequações na estrutura. Na escola Aparecida, o laboratório de ciências foi finalizado, bem como o recebimento dos novos computadores.

Ao todo, a escola possui cerca de 300 alunos, a maioria deles continuará com ensino através das plataformas digitais, com possibilidade de, além de realizar as atividades, poder tirar dúvidas com os professores. As atividades presenciais estão liberadas com 50% da capacidade nos turnos da manhã e tarde.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *