Faixa Atual

Título

Artista


Volta às aulas em Antônio Prado

Escrito por em fevereiro 4, 2021

Rede estadual e municipal adotam modelo híbrido

Diante da pandemia de coronavírus e da necessidade de priorizar a segurança de alunos, professores e comunidade escolar, em 2021, as aulas das redes estadual e municipal de ensino de Antônio Prado devem dar continuidade ao modelo híbrido de ensino.

Conforme entrevista concedida a Rádio Solaris pela secretária municipal de educação, Adriana Sartori, no dia 22 de janeiro, o ano letivo deve iniciar no próximo dia 17 para a Educação Infantil e 22 de fevereiro para o Ensino Fundamental.

Conforme a secretária, o ensino se dará em modelo híbrido para o Fundamental, com períodos de três horas de aula na escola e o restante em casa. Já para a Educação Infantil, a previsão é de que sejam feitos turnos aonde parte das crianças vai para a escola de manhã e outra parcela no turno da tarde.

Para saber a necessidade de enviar os filhos à escola, serão realizadas reuniões com os pais, pois nesse modelo, apenas 30% dos estudantes podem estar em sala de aula, de acordo com os critérios estabelecidos pelo modelo de distanciamento controlado.

Consultada nesta quinta-feira (4), Adriana disse que, em escolas municipais como a João XXIII, onde são turmas com mais de 20 alunos, existe a possibilidade de se fazer um terceiro turno, caso a demanda ultrapasse o percentual aceito.

Cada turma terá três horas de aula por dia e mesmo assim terão atendimento remoto.

Na rede estadual, os professores iniciam as atividades no dia 03 de março. Já para os alunos, que incluem atividades presenciais e remotas, as aulas iniciam no dia 08 de março e se encerram no dia 21 de dezembro, conforme Secretaria Estadual de Educação. Ainda, o retorno no modelo híbrido irá ocorrer de forma escalonada.

No dia 8, retornam os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º). No dia 11, retornam os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Por último, no dia 15, retornam os alunos do Ensino Médio e Técnico.

Como o ano letivo de 2020 só se encerrou no dia 31 de janeiro, durante o mês de fevereiro ocorrerão às férias coletivas para diretores, professores e alunos da Rede Estadual de Ensino.

Neste novo ano letivo, professores e alunos terão à disposição ferramentas de incentivo à leitura, além de uma plataforma voltada para a matemática que será lançada nas próximas semanas.

As escolas, tanto municipais como estaduais, devem seguir o cumprindo rigorosamente os protocolos sanitários estabelecidos em portaria conjunta publicada por Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Secretaria Estadual de Educação (Seduc), no ano passado. No documento, constatam todas as orientações necessárias entre elas, a de que os alunos terão aulas em revezamento com a divisão da turma, tendo presencialmente ao mesmo tempo no máximo 50% dos estudantes. O revezamento poderá ser realizado com os grupos alternando diariamente ou semanalmente.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *