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Volta às aulas: Como manter uma alimentação saudável durante o ano letivo

Escrito por em fevereiro 5, 2020

Dicas foram passadas pela nutricionista Rocelana Restelato

As férias escolares estão acabando. Para pais ou responsáveis, já chegou a hora de comprar o material escolar. Você já conferiu aqui, no site da Rádio Solaris, uma matéria sobre as estimativas de vendas e dicas de como fazer boas compras, gastando um valor justo. A matéria pode ser conferida no link https://radiosolaris.com.br/volta-as-aulas-compra-do-material-escolar-se-intensifica-no-inicio-do-ano/

Mas, esta é uma boa oportunidade para repensar na qualidade dos lanches nas escolas.

O ritmo corrido exige estratégias para manter uma alimentação saudável e equilibrada, por isso é fundamental planejar as refeições e principalmente o que será oferecido aos alunos.

A conscientização e adesão de pais, responsáveis, instituições de ensino e estudantes por hábitos saudáveis resultará inclusive em bom rendimento escolar. Por isto é preciso implementar uma alimentação equilibrada, completa e variada. 

Os lanches preparados em casa são as melhores alternativas, pois são muito mais saudáveis.

DICAS DA NUTRI

1 –    Envolva as crianças no preparo. Está comprovado: quando crianças conhecem os alimentos e participam do preparo das refeições, elas se alimentam de maneira mais saudável. A criança, mesmo pequena, pode ajudar no preparo de algumas refeições ou receitas específicas, principalmente nas etapas iniciais. 

2 –    Torne as refeições divertidas, abuse das cores das frutas misturando-as, ou cortando em formatos diferentes, tornando-as mais atraentes. Ofereça frutas desidratadas como chips de coco e uvas passas. Outras opções são oleaginosas como castanhas, nozes, amendoim e outros.

3 –    Opte por alimentos “in natura”, pois são ricos em nutrientes e bem mais saborosos (frutas, tomate e alface em sanduiches, mini cenouras, cereja e outros);

4 –    Evite alimentos processados ou ultra processados, como bolachas recheadas e salgadinhos, pois são ricos em açúcar e sódio e outros componentes como corantes, que podem ser prejudiciais à saúde, se consumidos com frequência;

5 –    Prefira pães integrais com recheios como patês caseiros, queijos brancos ou geleias caseiras, barras de cereais, biscoitos integrais, cookies integrais com cacau e cereais matinais;

6 –    Prepare bolos nutritivos com farinhas integrais, pouco açúcar e com óleos de qualidade,

7 –    Prefira bebidas como água, sucos naturais sem adição de açúcar, água de coco, iogurtes, chás naturais e leites. Incentive o consumo de água, pois a hidratação é importante além de substituir os refrigerantes.

8 –    Evite nas lancheiras salgadinhos fritos, folhados, biscoitos recheados, sucos de caixinha e refrigerantes não são nada recomendáveis pois a quantidade de calorias, gorduras, açúcar e sal que estes alimentos podem conter é grande.

9 – Mantenha os horários das refeições não só na escola, mas também em casa. É importante estabelecer os horários.

Combinar os alimentos é uma forma de conseguir buscar alimentação saudável. Por isto, é importante que todos os grupos alimentares estejam presentes.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini com informações da Nutricionista Rocelana Restelato.


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