Faixa Atual

Título

Artista


Aniversário de 55 anos da Fenavinho é festejado com brindes em Bento Gonçalves

Escrito por em fevereiro 21, 2022

Fim de semana teve diversas atrações na Via Del Vino, inclusive com distribuição de suco de uva

A Via del Vino fez ainda mais jus ao nome do marco zero de Bento Gonçalves no final de semana ao se transformar, realmente, numa rua de vinho. Visitantes e moradores se juntaram para festejar, duplamente, a retomada da programação presencial da 17ª edição da Fenavinho. Os brindes foram erguidos para celebrar o retorno do evento, após dois anos em que a pandemia impediu sua realização, e a sua chegada aos 55 anos.

A comemoração não poderia ter sido em melhor estilo, com as taças sendo enchidas pelo vinho que corre das históricas torneiras da Casa do Vinho Moysés Michelon, palco do Vinho Encanado. E foi o icônico atrativo que deu início à festa, mostrando que sua popularidade continua tão em alta quanto 55 anos atrás, quando surgiu com a primeira edição da Fenavinho. Em três dias (18, 19 e 20) foram comercializadas duas mil doses de vinho (entre merlot e moscato) e distribuídas quatro mil doses de suco gratuitas ao público — todas as bebidas da Cooperativa Vinícola Aurora.

“Estamos enaltecendo perante os olhos de toda a região aquele que é nosso principal produto e cartão de visitas, o símbolo maior de nossa história e cultura: o vinho. Mais do que isso: estamos homenageando a relevância da história da Fenavinho, que no dia 25 deste mês completa 55 anos da realização de sua primeira edição. Estamos devolvendo de forma muito simbólica à comunidade aquele que é um dos principais marcos da Fenavinho: o vinho encanado, jorrando nas torneiras pela cidade. É com suco de uva, fornecido gratuitamente pela Cooperativa Vinícola Aurora, que resgatamos esse atrativo tão emblemático da Festa Nacional do Vinho, que brindamos sua história e que prestigiamos a comunidade”, disse o coordenador do comitê da 17ª Fenavinho, Roberto Cainelli Júnior, na abertura da programação, na tarde de sexta-feira (18).

A programação cumpre outra função: a de ritualizar o evento perante a comunidade. “O Vinho Encanado só existe em um lugar do Brasil: aqui em Bento Gonçalves. Somos a capital nacional do vinho, reconhecidos por nossos produtos mundo afora. Precisamos, e devemos, enaltecer todos esses quesitos que comprovam nossa força no setor vinícola”, disse o Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira.

Cultura e valorização ao local

Nesta grande ode à cultura da uva, herança direta da presença dos imigrantes italianos na região, a Fenavinho também fez questão de celebrar os hábitos legados por eles. Essa homenagem ganhou emoção com o desfile “O Mundo do Vinho”, no domingo, promovido pela prefeitura. A atração, que contou com um carro temático da Fenavinho, serviu de aquece para o Desfile Fenavinho Cultural, programado para maio, em mais um Vinho Encanado. O desfile é um dos marcos da festa, com as comunidades do interior desfilando seus saberes em diversos carros. Eles passam, mais do que carregando os costumes laborais e gastronômicos do colono, contando a própria história da imigração italiana.

Fotos: Gilmar Gomes


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *