Faixa Atual

Título

Artista


Vila Flores – Empreendimento vilaflorense investe em uvas de mesa

Escrito por em fevereiro 5, 2020

Foram dois anos de preparação para que a plantação tivesse a primeira colheita em 2020

O sonho de ter o próprio negócio tem motivado muitas pessoas a buscar uma forma de empreender. Foi pensando nisso que o vilaflorense, Egídio Moreto, decidiu encontrar uma atividade para trabalhar por conta própria. Ele trabalhava como caminhoneiro e começou a reparar nas plantações por onde passava. “Eu me interessei pelas parreiras cobertas e então parava nas propriedades que via da estrada para saber mais como funcionava o processo”, conta. Com isso, escolheu investir na produção de uvas de mesa e algumas variedades usadas para vinhos na propriedade da família, em Vila Flores.

A transição de carreira, porém, não foi de uma hora para outra. Foram dois anos de preparação para que a plantação tivesse a primeira colheita em 2020. Durante este período, Moreto participou de viagens técnicas oportunizadas pela Secretaria Municipal da Agricultura e o Escritório da Emater de Vila Flores e realizou estudos para ter mais informações. E ele segue pesquisando tipos de tratamento e cuidados, sempre buscando conhecimento para melhorar o produto final. Dentro desta temática, a Prefeitura de Vila Flores tem como objetivo proporcionar capacitações que auxiliem seus munícipes no desenvolvimento das suas atividades. Um dos principais eventos realizados anualmente, através da Secretaria da Agricultura, é o Seminário do Empreendedor Rural, o qual visa trazer mais informações sobre temas que envolvam os empreendimentos rurais, através de palestras e bate-papos, agregando conhecimento, proporcionando integração e incentivo à sucessão rural.

A secretária da Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, Cleusa Curtarelli, e a chefe do Escritório da Emater no município, Marília Paiva, visitaram as videiras. Na oportunidade elas conversaram com Moreto sobre o andamento do trabalho, a produção, deram dicas e se colocaram a disposição para colaborar com o que estiver ao alcance do Poder Público e da entidade. Além disso, parabenizaram pelo capricho e dedicação com que está desenvolvendo o processo.

A propriedade fica às margens da BR 470, no km 169, em Vila Flores. Atualmente, o parreiral coberto ocupa uma área de 5 mil m². A ideia é aproveitar o local de fácil acesso e vender diretamente ao público, com uma tenda instalada nas proximidades da rodovia. São produzidas as variedades de Niágara Rosa, Rainha Itália (com mudas vindas diretamente da Itália), Núbia, Super Rubi, Benitaka e duas espécies sem sementes: Ísis e Vitória. Os interessados em adquirir o produto podem entrar em contato com o proprietário pelo (54) 991434418.

Na foto 0552: O proprietário Egídio Moreto, a secretária da Agricultura, Cleusa Curtarelli (centro), e a chefe do Escritório da Emater no município, Marília Paiva.

Fotos: Francine Ghiggi/Prefeitura

Francine Ghiggi


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *