Faixa Atual

Título

Artista


Vila Flores é segundo município no Estado a implantar Plataforma Virtual ClipEscola

Escrito por em julho 16, 2020

São cerca de 415 alunos e 90 profissionais que atuam nas escolas vilaflorenses

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Vila Flores, desde o início da suspensão das aulas, vem desenvolvendo, juntamente com as escolas municipais, diversas ações para o enfrentamento das questões ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A Educação, além de outras áreas essenciais, não está medindo esforços para proporcionar o melhor aos 415 alunos, seus familiares e aos cerca de 90 profissionais que atuam nas escolas vilaflorenses.

Com as aulas presenciais suspensas, a equipe da Secretaria de Educação, coordenada pela secretária Rafaela Peruzzo, iniciou os estudos e pesquisas para a implantação da Plataforma De Comunicação e Aprendizagem Virtual ClipEscola, na EMEF Doze de Maio, sendo o segundo município no Estado do Rio Grande do Sul a aderir a referida plataforma de ensino na rede pública.

“Entendemos que a plataforma da ClipEscola irá possibilitar aos educandos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, o ensino à distância mais interativo e dinâmico, com aulas online e, consequentemente, maior aproximação entre professor e aluno, uma vez que o aplicativo pode ser acessado via computador, notebook, tablet ou smartphone, sendo de fácil manuseio e bastante didático”, destaca a secretária.

O sistema municipal de ensino continuará usando a plataforma, mesmo após o retorno às aulas presenciais, como complementação das atividades pedagógicas. Além disso, a ClipEscola servirá como meio de comunicação entre escola e família, registro de notas, pareceres, frequência, trabalhos e avaliações.

Nos dias 9 e 10 de julho, a equipe da Secretaria de Educação, bem como a equipe diretiva, a coordenação pedagógica, os professores e a secretária da escola EMEF Doze de Maio participaram da primeira formação com a equipe da ClipEscola, no intuito de conhecer a plataforma e se apropriar das possibilidades de trabalho disponíveis. A formação, com os educadores, seguirá durante o mês de julho. Posteriormente, será apresentada a plataforma aos pais ou responsáveis dos alunos matriculados na escola, e ainda entrega de login e senha de acesso. O início das atividades na plataforma deve ocorrer no mês de agosto.

A SMEC e a Escola estão organizando duas salas onde serão produzidas e transmitidas as vídeo-aulas. O funcionamento ocorrerá por meio de horários agendados com o professor e as turmas, conforme cronograma a ser organizado e divulgado pela equipe diretiva e pedagógica da EMEF Doze de Maio. Além da possibilidade dos professores utilizarem os espaços da escola, poderão também planejar e executar as aulas em seu ambiente domiciliar, visto que as atividades estão sendo desenvolvidas no sistema homeoffice.

Equipe da Smec inicia uso da plataforma

Foto: Francine Ghiggi/Prefeitura de Vila Flores

Francine Ghiggi
MTB 16.335

Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Vila Flores/RS


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *