Faixa Atual

Título

Artista


Usinas da Ceran recebem sistema de alarme em suas barragens

Escrito por em março 25, 2022

Equipamentos podem ser acionados caso haja risco de rompimento nas usinas localizadas no Rio das Antas

A Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) concluiu o serviço de instalação do sistema de sirenes de emergência em locais próximos das três barragens que administra na Serra gaúcha. Os equipamentos foram colocados nas usinas hidrelétricas Castro Alves em Nova Roma do Sul, Monte Claro na cidade de Bento Gonçalves e na barragem 14 de Julho em Cotiporã.

A instalação do sistema de alarme nas Zonas de Autos-salvamento, que ficam na região abaixo das barragens, com distância de até 10 quilômetros, é uma exigência estabelecida pela Política Nacional de Segurança de Barragens. Os alarmes podem ser acionados caso haja risco de rompimento, alertando os moradores das proximidades.

Segundo a Ceran, o objetivo da obra é garantir a observância de padrões de segurança de suas operações na região. Em nota a companhia informa que “instalação do sistema tem caráter preventivo, não representando qualquer risco para a população”. Além disso, a empresa afirma que suas usinas “são extremamente seguras” e que todas elas passam por “inspeções e revisões periódicas”.

Para garantir o funcionamento quando necessário, o sistema de alarme passará por testes no final do mês de abril.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *