Faixa Atual

Título

Artista


Universidade de Caxias do Sul é destaque na Times Square, em Nova York

Escrito por em julho 20, 2021

O destaque se dá pela inauguração da maior planta industrial de grafeno da América Latina

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) virou destaque em um painel digital na Times Square, em Nova York (EUA). Representada na imagem pelo reitor Evaldo Antônio Kuiava e pelo professor Manoel Valente, o nome da instituição alcançou grande repercussão na mídia pela sua produção de grafeno.

No painel, os professores aparecem logo abaixo da frase: Caxias do Sul inaugura a maior planta industrial de grafeno da América Latina (Caxias do Sul opens the largest industrial graphine plant in Latin America).

A universidade sediou recentemente, de 9 a 16 de julho, a Primeira Feira Brasileira do Grafeno. Com um público de mais de 3 mil pessoas, contando também com a presença do presidente Jair Bolsonaro, o evento serviu para impulsionar contatos e negócios. O grafeno é considerado um dos maiores recursos da atualidade em alta tecnologia.

Entenda o que é o grafeno

O grafite é a fonte principal de extração do grafeno e a iniciativa da UCS trabalha na separação de camadas, potencializando suas propriedades. O material é considerado 200 vezes mais forte que o aço, extremamente leve, possui características lubrificantes e é resistente a radiação UV.

Ele pode ser usado na área da saúde no desenvolvimento de nano sensores. O grafeno já vem sendo utilizado com esta finalidade na Espanha, auxiliando no desentupimento de veias.

Além disso, o material é utilizado em aditivos para aumentar a resistência do concreto na construção civil; em aditivos de lubrificantes de motores, tecidos com efeito bactericida e térmico, entre outras aplicações.

Desde 15 de março de 2020 a UCS Graphene atua na produção de cerca de cinco toneladas em escala nanométrica. A espessura de um grafeno pode ser equiparada a um milímetro da régua dividido por um milhão. O Brasil detém as maiores reservas de grafite do mundo, sendo cerca de 56%.

Diogo Piazza, coordenador do projeto UCSGraphene em Caxias do Sul concedeu uma entrevista a Rádio Solaris. Em sua fala, o professor destacou a importância da iniciativa para toda a região: “Somos considerados referência em produção de Grafeno na América Latina e já temos inúmeros produtos sendo lançados, vários desenvolvidos e parcerias já formalizadas. Realmente a gente avançou muito neste curto espaço de tempo e estamos falando de um ano e três meses”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *