Faixa Atual

Título

Artista


UCS e Zextec apresentam protótipo de novo ventilador pulmonar

Escrito por em dezembro 16, 2020

O novo equipamento é portátil podendo ser utilizado em residências e veículos de resgate

Um novo modelo de ventilador pulmonar, mais moderno e funcional, foi apresentado no estande da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), na 17° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília. O projeto, batizado de THOR, é uma parceria da empresa Zextec com a Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Os recursos do evento, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O setor de inovação da UCS já havia realizado outro projeto, com sucesso, o Frank 50-10, desenvolvido de março a setembro e homologado em outubro. Concebido para o atendimento de urgência e emergência de pacientes Covid-19, o Frank 50-10 está em fase de produção.

De acordo com o diretor técnico do Hospital Geral, Alexandre Avino, a principal diferença entre o THOR, o novo equipamento, e o seu antecessor, o Frank 50-10, é a portabilidade. Além disso, aperfeiçoamentos técnicos como o tamanho e peso reduzidos e o funcionamento nos diversos modos ventilatórios caracterizam o novo modelo.

Ainda segundo Avino, “como produto de saúde, o THOR amplia a utilização dos ventiladores pulmonares para ambientes extra-hospitalares. Por se tratar de um equipamento portátil, ele desobriga a conexão com o oxigênio encanado, como ocorre no num leito de UTI”, descreve.

Dessa forma, enquanto o Frank 50-10 é voltado à urgência e emergência de pacientes intubados, o THOR poderá ser adotado em ambulâncias, aeronaves e helicópteros de transporte e resgate médico, hospitais emergenciais em locais remotos ou em áreas de catástrofes ou conflitos. Como outro benefício, pacientes mantidos residentes em hospitais devido à dependência de ventiladores pulmonares poderão ser beneficiados com a alta hospitalar.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *