Faixa Atual

Título

Artista


Ucrânia recebe medalha de ouro na modalidade Orientação da Surdolimpíadas 

Escrito por em maio 9, 2022

Com percurso iniciado no Parque dos Macaquinhos e chegada na Prefeitura, a medalha foi entregue por Adiló Didominico

Neste domingo (8), o Largo da Prefeitura de Caxias do Sul foi palco da premiação da modalidade Orientação Supersprint (revezamento de um homem e uma mulher, que fazem três pequenos percursos de até 1 km), que teve circuito orientado no Parque dos Macaquinhos. A dupla de ucranianos Hanna Fedosieieva e Nazar Levytskyi, ficaram com o ouro, com o tempo de prova de 41min e 13seg, seguidos pela República Tcheca que ficou com a prata, com 46 min de prova e com a Lituânia que ficou com o bronze, com 52min de prova.

Para o prefeito Adiló Didomenico foi uma honra ter recebido o convite para a premiação e ainda mais por ter entregue a medalha de ouro aos ucranianos. “Estou muito feliz por estar entregando essas medalhas para esse povo que tanto está sofrendo com a guerra em seu país e que aqui na Surdolimpíadas estão mostrando toda sua força nas competições”, disse o prefeito.

A orientação é um esporte no qual os competidores navegam de forma independente em ambiente urbano ou rural, onde o atleta, de forma individual, tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, tendo como obrigação passar por determinados pontos selecionados no terreno chamados de pontos de controle, descritos em um mapa distribuído a cada atleta e tem como objetivo visitar, no menor tempo possível, os pontos de controle e chegar ao final do trajeto. Para provar que esteve no ponto de controle, o orientista (como é chamado o praticante do esporte) transporta um cartão eletrônico que marca que ele esteve no local. A modalidade é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Nesta edição da Surdolimpíadas, serão seis provas de orientação. Três em ambiente urbano: sprint, revezamento sprint misto (dois homens e duas mulheres) e o supersprint (revezamento de um homem e uma mulher, que fazem três pequenos percursos de até 1km). E outras três provas em ambiente de floresta: médio, longo e revezamento (três pessoas). As distâncias variam entre 3km (sprint) e 13km (floresta).

A modalidade teve início pelas provas que ocorrem em ambiente urbano sprint, revezamento sprint misto (dois homens e duas mulheres) e o supersprint (revezamento de um homem e uma mulher, que fazem três pequenos percursos de até 1 km). Os vencedores na modalidade sprint individual foram os ucranianos, com tempos de 21min45seg, no masculino, e de 21min59seg, no feminino.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *