Faixa Atual

Título

Artista


UBS de Nova Roma do Sul amplia agenda de exames preventivos

Escrito por em outubro 6, 2021

Durante o mês os exames poderão ser realizados também nas quartas-feiras com agendamento pelo telefone (54) 3294 1045

A Secretaria de Saúde de Nova Roma do Sul participa do Outubro Rosa promovendo eventos e produzindo materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Neste ano, o objetivo da campanha no município é aumentar a oferta de exames preventivos. Tradicionalmente agendadas nas terças e quintas-feiras, as consultas de prevenção ao câncer de mama, durante o mês de outubro, ocorrem também nas quartas-feiras. O agendamento das consultas de enfermagem é feito pelo telefone (54) 3294 1045.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar seu bebê. Não fumar e evitar o tabagismo passivo são medidas que podem contribuir para a prevenção do câncer de mama.

Sinais e Sintomas

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

– Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher

– Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja

– Alterações no bico do peito (mamilo)

– Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço

– Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer.

Fonte: Repórter Taís Vargas com informações da Prefeitura de Nova Roma do Sul


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *