Faixa Atual

Título

Artista


Turra trata sobre os efeitos da seca com a ministra da Agricultura Tereza Cristina

Escrito por em novembro 24, 2020

As perdas da safra de verão, em algumas regiões, são consideradas irreversíveis

Preocupado com os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul, o deputado estadual Progressista, Sérgio Turra, esteve reunido com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, entidades representativas do setor agropecuário e deputados federais e estaduais, nesta segunda-feira (23), por videoconferência. A seca que atinge o Estado acarretou prejuízos na produção de soja, milho e na pecuária leiteira. Ao todo, 394 municípios gaúchos já declararam situação de emergência.

Para Turra, a necessidade de soluções estratégicas é uma urgência do Estado. “O momento é de extrema gravidade. As perdas da safra de verão, em algumas regiões, são consideradas irreversíveis. Isso tem impacto direto nas atividades econômicas e nas nossas cadeias produtivas”.

Na semana passada, o deputado também se reuniu com o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, para tratar sobre o tema. “Nossas entidades têm boas propostas para reduzir os efeitos da estiagem. Precisamos, agora, do apoio do poder público”, explicou.

Dentre as pautas apresentadas, as entidades sugerem a criação de grupos de monitoramento do impacto da estiagem, incentivo a projetos de reserva de água e irrigação, desoneração tributária de equipamentos de irrigação e a antecipação e reabertura de programas de apoio do governo.

A ministra, Tereza Cristina, recebeu as sugestões e se comprometeu com o andamento das demandas. Na próxima semana, o grupo terá uma reunião de retorno, para alinhar a viabilidade das propostas. 

Informações e Imagem Assessoria de imprensa


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *