Tribunal de Contas da União investiga superfaturamento na Freeway
Escrito por Luiz Augusto Filipini em fevereiro 6, 2020
Polícia Federal e Ministério Público irão participar das investigações
Através de investigação do Tribunal de Contas da União (TCU), foi descoberto superfaturamento nas obras de construção da quarta faixa da freeway, a BR-290, no trecho entre Porto Alegre e Osório.
Na época, a rodovia era administrada pela Triunfo Concepa que, por meio de nota, negou irregularidades. Atualmente, a rodovia é administrada pela CCR Viasul.
O valor estimado da fraude chega a R$ 115 milhões. Ainda de acordo com as investigações, o projeto da quarta faixa foi realizado de forma diferente do projeto, houve também superfaturamento na instalação de telas que impedem a passagem de pedestres. Os gastos excessivos foram registrados ainda no transporte do material descartado na obra.

A investigação do TCU apontou ainda que a empresa Triunfo Concepa não pagou o valor total do ISSQN – Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza.
NOTA DA TRIUNFO CONCEPA
O Tribunal de Contas da União realizará uma fiscalização, através do processo de tomada de contas especial, pelo qual a companhia acredita que ficará esclarecida a inexistência de superfaturamento. A companhia ressalta seu compromisso com as melhores práticas de governança corporativa e segue à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos necessários.
Fonte: Grupo Solaris.