Faixa Atual

Título

Artista


Três vinícolas de Flores da Cunha são premiadas em Bento Gonçalves

Escrito por em setembro 30, 2019

27ª Avaliação Nacional de Vinhos ocorreu sábado à noite no Parque de Eventos

A 27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019, que ocorreu no sábado à noite, dia 28, em Bento Gonçalves, organizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), premiou três vinícolas de Flores da Cunha. Durante quatro horas, um público formado por mil apreciadores teve o privilégio de degustar ao mesmo tempo as 16 amostras mais representativas da safra num encontro consolidado como a grande celebração do vinho brasileiro. A Sociedade de Bebidas Panizzon, Cooperativa Nova Aliança e Família Bebber ficaram entre as 16 amostras mais representativas da safra deste ano.

Na categoria Vinho Branco Aromático, a vinícola Panizzon se destacou com o Moscato Giallo. Já as vinícolas Nova Aliança e Família Bebber receberam distinção na categoria Tinto Fino Seco com um Alicante Bouschet e um Tannat, respectivamente. A maior degustação de vinhos de uma safra do mundo reuniu pessoas de oito países e 11 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

O terroir da Serra Gaúcha, dos Campos de Cima da Serra, da Campanha Gaúcha e do Vale do São Francisco esteve representado nas 16 amostras degustadas, mostrando que o Brasil tem vinhos de qualidade em diversas regiões do país. Para se chegar a este resultado, um grupo de 120 enólogos avaliou às cegas as 337 amostras inscritas por 47 vinícolas. Deste total, 105 se classificaram entre as 30% mais representativas. Os 16 vinhos degustados foram selecionados entre este universo seguindo normas internacionais e o regulamento da Avaliação.

Um dos grandes momentos da Avaliação foi o serviço do vinho, realizado por 95 alunos do curso de Viticultora e Enologia, que coordenador por diretores da ABE desempenharam a função de forma exemplar. Para cada vinho foram utilizadas 90 garrafas. Assim que cada amostra era servida e degustada, era feito o comentário do vinho por um dos 16 comentaristas convidados, que compartilhou suas impressões. Somente depois de degustar as 16 amostras foi anunciado o resultado dos 30% e revelado as 16 amostras selecionadas como as mais representativas da Safra 2019.

Diversidade de castas

O evento exibiu a diversidade de variedades de uvas cada vez mais utilizadas pelas vinícolas, comportamento que responde a demanda dos consumidores em busca de novidades. Das 105 amostras classificadas entre os 30% mais representativas da Safra 2019 estão 13 variedades tintas (Alicante Bouschet, Ancellotta, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Malbec, Marselan, Merlot, Petit Verdot, Pinot Noir, Shiraz, Tannat, Teroldego e Touriga Nacional) e 11 brancas (Chardonnay, Gewurztraminer, Malvasia de Cândia, Moscato Giallo, Moscato R2, Pinot Gris, Prosecco, Riesling Itálico, Sauvignon Blanc, Verdejo e Viogner). Entretanto, por outro lado, castas tradicionais como as tintas Merlot e Cabernet Sauvignon e a branca Chardonnay continuam liderando a quantidade de amostras.

As 16 amostras mais representativas

Categoria Vinho Base Espumante

Chardonnay – Vinícola Salton – Bento Gonçalves (RS)

Chardonnay – Domno do Brasil – Garibaldi (RS)

Chardonnay / Pinot Noir – Chandon do Brasil – Garibaldi (RS)        

Categoria Branco Fino Seco Não Aromático

Verdejo – Vinícola Terranova – Casa Nova (BA)

Chardonnay – Casa Valduga – Bento Gonçalves (RS)

Chardonnay – Vinícola Almadén – Santana do Livramento (RS)

Categoria Branco Fino Seco Aromático

Sauvignon Blanc – Vinícola Campestre – Campestre da Serra (RS)

Moscato Giallo – Sociedade de Bebidas Panizzon – Flores da Cunha (RS)

Categoria Vinho Tinto Fino Seco Jovem

Merlot – Guatambu – Dom Pedrito (RS)

Categoria Tinto Fino Seco

Merlot – Casa Perini – Farroupilha (RS)

Cabernet Franc – Estabelecimento Vinícola Valmarino – Pinto Bandeira (RS)

Ancellotta – Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança – Flores da Cunha (RS)

Tannat – Família Bebber – Flores da Cunha (RS)

Merlot – Vinícola Miolo – Bento Gonçalves (RS)

Alicante Bouschet – Cooperativa Vinícola Aurora – Bento Gonçalves (RS)

Tannat – Vinícola Don Guerino – Alto Feliz (RS)

Fonte: Associação Brasileira de Enologia

Foto: ABE/Divulgação

Participaram do evento 337 amostras e 47 vinícolas, sendo que 16 amostras da região foram premiadas

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *