Faixa Atual

Título

Artista


Titular da 5ª Coordenadoria de Saúde esclarece coronavírus na Serra Gaúcha

Escrito por em março 10, 2020

Entrevista foi concedida ao programa “Na Medida”, na Rádio Solaris 97.3.

Nesta terça-feira (10), a Rádio Solaris 97.3 entrevistou a titular da Coordenadoria Regional de Saúde, (CRS) Tatiane Fiorio. A Coordenadoria é responsável por 49 municípios da serra, entre eles Antônio Prado, Ipê, Nova Roma do Sul, Vacaria, Flores da Cunha e Caxias do Sul, atendendo a cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Conforme Tatiane, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde na segunda-feira (09), são 15 casos na serra gaúcha, sendo que cinco foram descartados e 10 seguem como suspeitos.

MUNICÍPIOS NÚMEROS DE CASOS SUSPEITOS
BENTO GONÇALVES 2 CASOS
CANELA 2 CASOS
CAXIAS DO SUL 3 CASOS
FARROUPILHA 1 CASO
GUAPORÉ 2 CASOS

É importante lembrar que os dados são atualizados diariamente. As informações são publicadas no site da Secretaria Estadual de Saúde.

Entre os casos descartados na Serra, a maioria testou positivo para Influenza A e B, vírus mais leve em relação a H1N1.

Tatiane detalhou que o plano de contingência criado em uma reunião realizada no mês de fevereiro, onde estiveram reunidos representantes dos 49 municípios da região, foram passadas orientações sobre as estratégias de prevenção e atuação em caso de confirmações do coronavírus.

A titular da 5º Coordenadoria informa ainda que o plano de contingência se molda de acordo com a realidade de cada cidade da região, pois há grande diferença entre elas, principalmente a nível populacional.

Além do plano de contingência, a Coordenadoria montou um comitê com a participação de municípios estratégicos. Esse comitê se reúne uma vez por semana.

É importante lembrar os cuidados a serem seguidos pela população, como:

Lavar as mãos, em caso de espirro ou tosse, cobrir o nariz e boca com o braço ou lenço descartável, além de deixar boa circulação de ar nos ambientes.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *